A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Conjunto Habitacional Jardim Humberto Salvador realizou, nesta quarta-feira (29/04), o Encontro de Avaliação Global de Insulinos Dependentes. A iniciativa contou com coleta de materiais biológicos, sendo exames de sangue e urina, avaliação e orientação nutricional, acuidade visual, teste de monofilamento, ou seja, sensibilidade do pé diabético, orientações sobre uso correto de medicações e aplicação de insulina e goniometria, isto é, mobilidade articular.

“As equipes multiprofissionais se mobilizaram para promover ações articuladas, onde puderam orientar, sanar dúvidas dos pacientes e, principalmente, promover o autocuidado. O diabetes está entre as cinco doenças de maior índice de morte no mundo, por isso se faz necessária a sensibilização das medidas de prevenção, para assim evitarmos os riscos de complicações da doença para promoção de saúde”, explica Patrícia Gonçalves, gerente da unidade.

Para que a realização dos exames oferecidos fosse possível, a ESF contou com as parcerias da residência multiprofissional em saúde do idoso do Hospital Regional ‘Dr. Domingos Leonardo Cerávolo’, Núcleo de Apoio a Saúde da Família e Laboratório de Análises Clínicas da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).