Lançado em 23 de junho de 2010, isto é, há praticamente um ano, o primeiro residencial planejado de Presidente Prudente – o Vista do Vale, inicialmente construído pela até então Construtora Goldfarb, que chegou na cidade com o know hall de ter sido premiada ano passado como a Melhor Construtora do Brasil na 17ª edição do Prêmio Top Imobiliário – começa a mudar a paisagem em área de nove alqueires (equivalente a 212.280,39 m²) e o sistema viário à margem da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), próxima ao campus II da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O condomínio atualmente é gerido pela PDG, que com a abertura de capital em janeiro de 2007 e com o forte crescimento do mercado imobiliário brasileiro, adquiriu três grandes empresas do setor, entre elas a Goldfarb. Para o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan), Laércio Batista de Alcântara, o investimento contribui não somente na expansão do setor imobiliário, como provoca valorização patrimonial da área e resulta na maior obra de interligação do sistema viário já feita menos nos últimos 20 anos.

“Qual era o objetivo da Prefeitura e do prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello – PTB]? Viabilizar parceria para levarmos um bom empreendimento para aquela parte da zona oeste. Na aprovação dos projetos, exigimos da PDG que fizessem uma melhoria no sistema viário daquela região. E foi o que fizeram. Um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, até então fora do alcance da Prefeitura, e que está sendo possibilitado para a maior obra de interligação do sistema viário, que consiste, dentre outras coisas, em uma grande avenida de integração que vai interligar mais de 20 ruas e possibilitar a ligação direta de ao menos cinco bairros”, explica.

Ainda de acordo com o chefe da Seplan, a exigência foi feita pela Prefeitura em razão das complicações de trânsito até então existentes no local. “Era um desejo antigo de muitos moradores daquela área a avenida de integração. E toda a infraestrutura dela, como asfalto, galeria, iluminação e acessibilidade, foi feita por conta da PDG. Agora ninguém mais vai precisar acessar a marginal da Raposo Tavares e fazer o contorno até o viaduto do campus II para acessar esses bairros”, argumenta, acrescentando que a inauguração desse maior complexo viário está prevista para o próximo mês.

Sobre os benefícios do empreendimento, o secretário explica que três condomínios sustentáveis serão construídos no Vista do Vale. Cada um deles prevê a construção de 200 casas. “Inclusive as obras de terraplanagem já começaram. E, além disso, a PDG também doou à Prefeitura uma área de 5 mil m² para construção de escola e creche que será implantada lá no futuro”, revela. E completa: “Vai ser o maior empreendimento mobiliário para padrão médio, além do que um empreendimento que vai gerar IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] e ISS, impostos permanentes que ajudam o município a investir na saúde, educação, rede de assistência e custear folhas de pagamento. No futuro, deve atrair ainda comércio para o local, considerando que em 600 apartamentos serão cerca de 2 mil pessoas novas naquela região”, observa.

O chefe da Seplan ressalta que os empreendimentos do Vista do Vale fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Desta forma, casas de dois dormitórios, 44,46 metros quadrados de área privativa, além de garagem, já são adquiridas em razão da qualidade e inovação, e completa infraestrutura de lazer e segurança em condomínio fechado.

Por fim, Alcântara acredita que a construção do residencial planejado Vista do Vale provocará ainda a valorização patrimonial e atraíra mais comércio para a região oeste de Prudente. "Isso considerando que em 600 apartamentos serão cerca de 2 mil pessoas novas naquela região", encerra.

Fonte: SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO