O “Seminário Territorial da Alimentação Escolar e Agricultura Familiar - avaliação e perspectivas da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)” foi realizado durante essa quinta-feira (24/04) no Anfiteatro da Universidade Estadual Paulista – Unesp. O evento tem a parceria do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane-Unifesp), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que objetiva qualificar a execução do PNAE, a fim de auxiliar na implementação das suas diretrizes nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como na consolidação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no ambiente escolar.

O PNAE é o maior programa de nutrição do Brasil, que atende 36 milhões de alunos de escolas públicas e filantrópicas, desde a creche ao ensino fundamental. O Seminário faz parte das ações do Cecane-Unifesp, para a qualificação dos envolvidos no PNAE, servindo para discutir sobre a temática e promover a troca de experiências com relação à compra e venda de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar nos municípios.

De acordo com o Coordenador de Alimentação Escolar de Presidente Prudente, Valter Nestor da Silva, desde o ano passado o Cecane realiza visitas técnicas e reuniões de assessoria com a direção da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Conselho de Alimentação Escolar e agricultores familiares. “Fomos escolhidos para sediar esse evento por cumprir os 30% dos investimentos das verbas públicas destinadas para a Agricultura Familiar. Atingimos 31,7% para ser mais exato”, confirma.

O público do evento é formado por gestores municipais, nutricionistas, Conselhos de Alimentação Escolar e agricultores familiares e entidades representativas de todos os 32 municípios dos Territórios da Cidadania do Pontal do Paranapanema.

O presidente do Conselho de Alimentação Escolar da cidade de Pirapozinho, Miguel Gaudêncio dos Santos avaliou de forma positiva a iniciativa. “Os assuntos abordados foram abrangentes e relevantes à temática. Me esclareceu bastante em relação à licitação para aquisição dos alimentos. Em meu município, cumprimos a legislação investindo 30% na agricultura familiar e vejo como isso foi importante para o desenvolvimento dos pequenos agricultores”, revela.(por Samanta Cardoso – MTB 37.496)