Cerca de 800 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Presidente Prudente, entre diretores, vice-diretores, orientadores pedagógicos e professores, dos ensinos infantil e fundamental, se dividiram entre o auditório do Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação) e o auditório da Uniesp, Campus Presidente Prudente, para iniciarem a formação continuada promovida pela Seduc. Já os professores do ensino infantil e educadores estão reunidos na Uniespe e as atividades direcionadas aos professores do ensino fundamental ocorrem no Ceforppe.

Acompanhando as atividades do ensino infantil, a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, deu as boas vindas a todos, explicando que formação tem por objetivo discutir temas relevantes relacionados a cada nível de ensino, bem como organizar o início das atividades do ano escolar. “Estamos com os cidadãos prudentinos do amanhã em nossas mãos. Queremos essas crianças felizes, sem que sejam tolidas em nenhum aspecto de sua personalidade. Essa é a educação que acreditamos”, pontuou.

Os grupos foram divididos com duas palestras: O normal é ser diferente, com a professora mestre Marli de Oliveira Rodrigues pós-doutora Norma Sueli Padilha, com o tema Sustentabilidade e Educação Ambiental.

Em sua apresentação, a professora Norma afirmou que a questão ambiental é um problema ético e político antes de econômico. Afirmou ainda que é responsabilidade de todos o cuidado para que nossos descendentes possam utilizar a natureza de forma equilibrada.

No Ceforppe, os professores do ensino fundamental assistiram à palestra: “as imagens da questão ambiental e suas possibilidades de reflexão ecológica”, ministrada por Thiago Albano de Sousa Pimenta.

Amanhã, a partir das sete horas no Ceforppe e às oito horas na Uniesp, irão acontecer 20 oficinas diferentes, com o intuito de contribuir para que tanto para que o professor quanto o educador infantil tenham elementos para repensar sua prática diária, em seu preparo profissional e na condução do processo ensino-aprendizagem. (Por Samanta Cardoso – MTB 37.496)