A 11ª edição do Caminhando Com Maria terá como diferencial neste ano de 2014, a 1ª Exposição Fotográfica, com o tema ‘Olhai por Nós. A abertura ocorrerá na próxima terça-feira (22/04) às 11h na rampa da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, com presença do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, além de organizadores e parceiros do evento. A exposição fotográfica reunirá 11 painéis com 43 fotos dos melhores momentos da última edição. O material poderá ser visitado até o dia 30 de abril no hall da rampa de acesso à Prefeitura, no período das 8h às 17h. Já a programação religiosa do 11ª Caminhando Com Maria ocorre do dia 27 de abril ao dia 1º de maio.

O evento realizado pela Diocese de Presidente Prudente conta com o apoio da Prefeitura de Prudente através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Para o secretário municipal de Turismo, Carlos Alberto da Silva Corrêa, o Carlos Casagrande, “a exposição de fotos vem para completar a programação do evento, com o acervo de fotos e arquivos, que poderão mostrar para todos a evolução do evento que já faz parte do calendário da cidade”, ressalta. “A intenção é de levar o evento a conhecimento de todos. Sabemos da grandiosidade do evento, que reúne famílias de Prudente e da região”, finaliza o secretário.

Conforme o integrante da equipe de fotografia, e um dos fotógrafos autores das imagens, Roberto Mancuzo, a exposição terá a participação de 12 fotógrafos voluntários entre profissionais e amadores, que foram convidados pela Diocese de Presidente Prudente, para registrar uma década de realização do Caminhando com Maria, comemorada em 2013, com a presença de 10 mil fiéis. “A exposição fotográfica tem uma participação importante na divulgação da 11ª edição do Caminhando Com Maria, além de divulgar o trabalho os voluntários que contribuíram na cobertura do evento”, revela o professor. Segundo ele, neste ano de 2014, o evento também contará com ampla cobertura fotográfica.

Mancuzo ressalta o valor da fotografia ‘Olhai por Nós’, como documento histórico, pois sua linguagem pode eternizar o momento dos 10 mil fiéis que participaram do evento fotografado. “Estas imagens, bem mais do que apenas informar a realização de acontecimento, trazem a emoção vivida e sentida pela comunidade”, finaliza.

Já a coordenadora da equipe de Comunicação do Caminhando com Maria, Marinês Beraldo, revela que a ideia da exposição surgiu logo na primeira análise do material, ainda na divulgação do evento no ano passado. “A cada arquivo recebido, uma emoção diferente. As imagens do grupo de fotógrafos surpreenderam a todos e decidimos então torná-las pública, já que superaram todas as expectativas de registrar uma década de homenagens à Nossa Senhora Aparecida”, conclui.

A programação contará com a aguardada Caminhada com Maria, que será realizada no feriado do dia 1º de maio (Dia do Trabalhador) às 16 horas, com saída da Catedral de São Sebastião com destino ao Parque do Povo, onde será celebrada uma Missa Solene especial. A programação religiosa tem como proposta homenagear a mãe de Jesus e padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Exposição ‘Olhai por Nós’

Aproximadamente cinco mil fotografias foram feitas durante os quatro dias do evento no ano passado. As imagens foram editadas por Mancuzo e pela jornalista Thaisa Bacco. As fotografias são de autoria de Claudia Miyuki Koga Sugui, Ed Wesley Tolardo, Felipe Zacharias, Heloisa Rotta, Luciene de Araújo Zanette, Marco Beraldo, Maria Lúcia Sperandiu, Mariana Chiquetto, Raphael Marquezi, Roberto Mancuzo Junior, Rodrigo Oliveto Ruiz e Thiago Borrere Alvim.

Serviço: A exposição fotográfica “Olhai por Nós” está aberta para visitação de 22 a 30 de abril, no hall da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, das 8h às 17h.