Orçadas em R$ 35 milhões, obras terão início na segunda e devem ser entregues em 18 meses

O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ assinou, nesta sexta-feira (28/11), no Centro Cultural Matarazzo, o contrato bem como a ordem de serviços para início das obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, referente ao Programa de Mobilidade Urbana. Os documentos foram assinados também pelo representante da Consórcio Prudente – empresa vencedora da licitação –, Rosban Medeiros.

O chefe do Executivo lembrou que o PAC 2 conta com R$ 35 milhões de investimentos em mobilidade urbana e o prazo para que as obras sejam entregues em Prudente é de 18 meses. “É um projeto audacioso que passou pelas mãos de vários técnicos. Além disso, as obras beneficiarão, inclusive, as famílias que residem nos novos conjuntos habitacionais entregues na zona norte do município. Além dessas, teremos obras nos quatro cantos da cidade para que possamos dar melhores condições à população”, pontuou.

Durante o ato, o prefeito anunciou ainda que foram pedidos ao Governo Federal mais R$ 5 milhões de recursos para que sejam construídos 13 quilômetros (km) de ciclovia na área da América Latina Logística (ALL).

De acordo com Medeiros, a Consórcio Prudente é a junção da Terracom Construções Ltda., que tem sede em Cubatão, com a Salioni Engenharia, de Prudente. “Desta maneira, vamos manter os empregos e quase toda mão de obra na região de Prudente. Esse foi um pedido do prefeito, que mantivéssemos os níveis de emprego. Prudente é uma cidade limpa e organizada e a obra já é pensando no futuro, de modo a melhorar a mobilidade do município, dar conforto para o usuário, segurança ao pedestre e para malha viária de modo geral”, explica.

O presidente da Câmara, o vereador Valmir da Silva Pinto, disse que é notório o crescimento de Prudente e que a cidade se tornou polo. “Para que o desenvolvimento possa predominar é necessário que tenhamos projetos. Hoje temos mais de 165 mil veículos no município e mais os 35 mil que vêm de região. Precisamos dar condições para que o trânsito flua. Sinto-me honrado em participar da assinatura da ordem de serviços e isso se de deve a ousadia com responsabilidade do Governo, através do prefeito Tupã, do vice Marcos Vinha, e de todo secretariado”, enalteceu.

Já o deputado estadual Ed Thomas definiu a assinatura da ordem de serviços como um “dia histórico para Prudente”. “Que a cidade possa ter a valorização por cada km, por cada corte. A cidade cresceu e vai crescer mais ainda. Parabéns prefeito por construir o direito de ir e vir”, exaltou.

Seguindo a mesma linha de raciocínio do deputado, o vice-prefeito disse estar muito feliz em participar do dia marcante para Prudente. Além disso, lembrou que dos R$ 35 milhões R$ 31,5 são de recursos do Governo Federal e os outros R$ 3,5 de contrapartida do Município. “No início de 2015 vamos buscar mais recursos. Até 31 de dezembro de 2016 vamos buscar melhorias para cidade”, destacou.

Além dos já citados, participaram do ato o promotor de justiça André Felício Tuffy, secretários municipais, entre eles o de Obras, Rodnei Rena, e de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), Oswaldo Bosquet, o presidente da Câmara Valmir da Silva Pinto, bem como os vereadores Elza Alves Pereira, Ivan Junior, Izaque Silva, Natanael Gonzaga e José Carlos Roberto, Demerson Dias.

Além das autoridades municipais, marcaram presença também representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), o presidente do Grupo Energisa, Gabriel Alves Pereira Júnior, o superintendente regional da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Antero Moreira França, o presidente do Sindico do Comércio, Vitalino Crellis, o presidente do Sindicato dos Comerciários, Waldecir Alves, o Paraná, o provedor da Santa Casa, Francelino Souza Magalhães, o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Ricardo Anderson Ribeiro, entre outros.

Mobilidade Urbana – A partir da assinatura da ordem de serviços o início das obras deve ser imediato, ou seja, a movimentação dos trabalhadores da Consórcio Prudente deve começar na segunda-feira (1°/12). Os mesmos darão início pelo recapeamento da Coronel José Soares Marcondes, nas proximidades do Aeroporto Estadual ‘Adhemar de Barros. Dentre as benfeitorias previstas no programa que tem como slogan ‘Esse é o caminho’, constam 14km de asfalto em novas avenidas, 25km de recapeamento em vias importantes, como a Manoel Goulart, Coronel Marcondes e no quadrilátero central, 28km de calçadas com acessibilidade, quatro terminais urbanos, 270 novos abrigos de ônibus, 15km de ciclovias, no trecho da Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira até o Jardim Morada do Sol e da rotatória do Museu e Arquivo Histórico Municipal ‘Prefeito Antônio Sandoval Netto’ ao Conjunto Habitacional Ana Jacinta, duplicação da Raimundo Maiolini, entre outras melhorias na mobilidade de Prudente.