O desfile de carnaval de Presidente Prudente reuniu na Avenida 14 de Setembro mais de dois mil integrantes entre passistas, sambistas e carnavalescos de agremiações de carnaval, que integram a Associação das Escolas de Samba de Presidente Prudente. Eles desfilaram pela passarela do samba montada no Parque do Povo. Neste ano de 2014, o Governo Municipal de Prudente consolidou a realização do carnaval prudentino, que ocorre pelo 5ª ano consecutivo. O evento foi organizado pela primeira vez pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que foi criada em 2013 e tem como titular o secretário municipal, Carlos Casagrande.

A novidade neste ano de 2014 foi a participação de quatro escolas de samba, além do Bloco Acadêmicos do Sereno. O bloco estreou na avenida logo após a apresentação da corte oficial com o Rei Momo e da Rainha do Carnaval. O bloco prudentino foi fundado em 15 de novembro de 2013, tem como presidente Milton Carlos Sebastião, o enredo: O Nosso Papel no Carnaval, autor: Milton Carlos Sebastião. São 10 diretores de harmonia, 30 ritmistas, 1 interprete, 6 alas, 5 tripés, 2 porta bandeiras e 6 baianas. O amarelo, vermelho, azul e o branco são as cores destaque deste ano.

A primeira escola de samba a entrar na avenida foi o ‘Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos de Quem Vier’. A agremiação foi fundada em outubro de 2011 e tem como presidente Silvio Moreira. A escola entrou na avenida com o enredo: ‘O Mundo Maravilhoso de Monteiro Lobato’ e tem como autor vários compositores da própria escola. A escola é composta por 5 diretores de harmonia, 30 ritmistas, 4 interpretes, 2 alas, 1 carro alegórico e 2 tripés. Ao todo são 130 integrantes, que defendem as cores: amarelo, vermelho, branco e laranja.

Na seqüência, a Avenida 14 de Setembro foi palco da apresentação das escolas de samba Grêmio Cultural Escola de Samba Se Sair é Milagre; Grêmio Cultural Escola de Samba Mocidade Independente da Real Grandeza. As agremiações contagiaram o público com os enredos de carnaval. O encerramento da festa foi marcado com a participação da tradicional escola Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba da Zona Leste, que trouxe para a avenida mais de 500 integrantes.