O Governo Municipal de Presidente Prudente realizou neste sábado (1/03) o desfile de carnaval pelo 5ª ano consecutivo e pelo primeiro ano com a organização da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que foi criada em 2013. O público de mais de 10 mil pessoas compareceu para prestigiar o desfile de carnaval, que neste ano de 2014 ocorreu em única apresentação. A novidade neste ano foi a participação do bloco carnavalesco Acadêmicos do Sereno, além de quatro escolas que integram a Associação das Escolas de Samba. Ao todo, mais dois mil integrantes entre passistas e carnavalescos, desfilaram pela na passarela do samba montada na Avenida 14 de Setembro.

A abertura do desfile contou com a participação da corte oficial representada pelo Rei Momo Silvino dos Santos e da Rainha do Carnaval, Ingridy Fernanda, que abrilhantaram a festa. No palanque oficial, autoridades marcaram presença e puderam acompanhar o desfile das escolas de samba, que apresentaram seus enredos, passistas, abre-alas e carros alegóricos, na Avenida 14 de Setembro. A festa foi prestigiada pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ o vice-prefeito Marcos Vinha, vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente, além dos secretários municipais e demais autoridades.

Em mais um ano de sucesso do evento, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ enalteceu a importância da festa popular para a comunidade prudentina. O desfile de carnaval foi resgatado em sua administração, desde então tem sido fortalecido com o subsídio municipal repassado anualmente para a Associação das Escolas de Samba (neste ano valor R$ 200 mil) e os investimentos na montagem da estrutura no carnaval no Parque do Povo (neste ano R$ 59 mil montagem da arquibancada/ iluminação/ som).

Na ocasião, o secretário de Turismo, Carlos Casagrande revelou que o evento alcançou as expectativas. “É um momento grandioso para a comunidade prudentina”, destacou. Segundo ele, a festa é um trabalho do Governo Municipal, com organização da Setur, mas que envolve todas as secretarias municipais, como Saúde, Desenvolvimento Econômico (Sedepp), Assuntos Viários (Semav), Associação das Escolas de Samba, além do apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. No evento esteve presente o policiamento ostensivo com apoio da cavalaria e Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Roçam) da Polícia Militar, para garantir a segurança dos participantes.

Durante o desfile de carnaval, o prefeito ressaltou o compromisso da administração no resgate e consolidação do carnaval em Prudente, que ocorre pelo 5ª ano consecutivo. O prefeito também revelou a expectativa de que no próximo ano o Carnaval em Prudente possa ocorrer em formato de concurso, para eleger a escola de samba campeã, com isso, elevar ainda mais a qualidade do carnaval prudentino. O chefe do executivo também falou sobre a expectativa de inovar o carnaval no próximo ano. Segundo ele, a possibilidade da realização do carnaval no Balneário da Amizade será definida em conjunto com a Associação das Escolas de Samba. O local está em processo de reforma e remodelação. O espaço será futuro ponto turismo da cidade para sediar eventos que integram o calendário da cidade.