Segundo ferramenta de análise da Google, a página da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente (www.presidenteprudente.sp.gov.br), conta com mais de 83 mil acessos mensais e cerca de 3 mil diários. Esse número quase dobrou em relação ao número de visitantes observado em 2010, quando a média era de 44 mil mensais.
Na página estão disponíveis notícias atualizadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Comunicação. Além disso, as matérias possuem também anexos como imagens e áudios. Também são disponibilizados banners dinâmicos e estáticos de campanhas e eventos institucionais.
Para o secretário municipal de Tecnologia, Rogério Marcus Alessi, o crescimento é reflexo da qualidade de informações disponibilizadas e a quantidade de serviços que o usuário encontra ao acessar o endereço.“Ao pesquisar o nome da cidade na internet, a primeira informação que aparece na busca é o portal do governo, o que mostra que é uma ferramenta de prestação de serviços inclusive para quem não mora na cidade”.
O secretário se refere ao fato de que do meio milhão de acessos que a página teve nesse primeiro semestre, metade (250 mil) são oriundos de outros países, com destaque para os Estados Unidos, Índia, Portugal, Japão, Indonésia, Itália, França e Reino Unido.
O monitoramento do site revela que mais contribuintes estão buscando conforto e rapidez na hora de resolver suas demandas com a administração municipal. “Através do site é possível emitir a 2ª via do carnê de IPTU, certidões negativas, acompanhamento de processos, alvará eletrônico, acompanhamento de licitações, emissão de nota fiscal eletrônica, ou seja, o site se desdobra para além das notícias, são diversos serviços online disponíveis”, enumera Alessi.
No Portal Prudente Transparente estão disponíveis informações gerais sobre gastos públicos e de gestão, o que contribui para o fortalecimento da democracia.
Alessi destaca ainda o crescimento da participação da comunidade nas redes sociais. “A Setec promove uma maior interatividade entre os usuários e as ações da administração municipal, utilizando as redes sociais com o Twitter e o Facebook, que têm se tornado não somente fonte de informação, como um espaço onde os usuários podem fazer solicitações, reclamações, elogios, sugestões ou compartilhar experiências.“O canal direto com a população também pode ser feito através do e-mail 156@presidenteprudente.sp.gov.br”, encerra.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação