O Governo Municipal de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude em parceria com o curso de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), realizaram no final da tarde desta terça-feira (16/09) mais uma edição do projeto “E agora José? Orientação Vocacional e Profissional”. O projeto consiste na orientação do estudante do ensino médio em relação a escolha de uma profissão.

A ação, que ocorreu no campus II da Unoeste, contemplou alunos matriculados na Escola Estadual Anna Antônio, que fica no Parque Castelo Branco, e da Escola Estadual Miguel Omar Barreto, localizada no Parque Shiraiwa. Ao todo, cerca de 50 jovens participaram de workshops de orientação e informação vocacional, além de atividades coletivas com dinâmicas, palestras e visita ao campus sob a supervisão dos acadêmicos de Psicologia.

De acordo com o coordenador da Juventude, Juliano Borges, o projeto tem como objetivo esclarecer e direcionar os estudantes do ensino médio, que geralmente estão cheios de dúvidas em relação à escolha da profissão. “A ação possibilita uma reflexão sobre o futuro profissional que estes jovens, ao ingressarem no ensino superior, terão que escolher, qual rumo seguir”, diz. Durante as atividades, a equipe da faculdade ajuda os estudantes identificarem interesses profissionais.

Segundo Borges, podem participar escolas estaduais que apoiam na sua unidade o Grêmio Estudantil. “A existência do grêmio estudantil como fomento ao protagonismo juvenil é a justificativa desta parceria junto as escolas estaduais”, finaliza. A parceria prevê que o Município coloque a disposição o transporte dos alunos e faça o agendamento junto à Unoeste.