A estimativa é de que somente neste dia 2 de novembro, no feriado nacional de Finados, o Cemitério Municipal São João Batista receba 20 mil visitantes. É o que anuncia o administrador Carlos Alberto de Lima, ainda com a estimativa de outros 10 mil nos três dias antecedentes, que foram o sábado e o domingo e nesta segunda-feira. Assim, no total são previstos 30 mil.

Fora o São João Batista, existe na cidade o cemitério particular Parque da Paz e cemitérios nos quatro bairros rurais de Presidente Prudente, mais conhecidos como distritos, que são Montalvão, Eneida, Floresta do Sul e Ameliópolis. O São João Batista é o mais antigo (o anterior é onde hoje fica o Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares), o maior e o que recebe mais visitantes. Ocupa uma área de 244 mil metros quadrados (10 alqueires) e possui 18,5 mil sepulturas.

Este é um período exclusivo de visitas e que as pessoas podem levar flores a ascender velas, além de fazerem suas manifestações religiosas de acordo com um cronograma previamente estabelecido. Reformas e limpezas de túmulos puderam ser feitos até o dia 15 de outubro. Nesta segunda e terça-feira está expressamente proibida a coleta de resina, mais conhecida como borra de vela, que algumas pessoas vendem para a fabricação de novas velas. O quilo custa de R$ 1,50 a R$ 2,00.

O administrador do cemitério alerta aos visitantes que busquem informações apenas com os funcionários uniformizados, da Prefeitura ou da Prudenco, ou ainda junto a policiais militares ou no escritório da administração. É medida de precaução. No Finados de 2002 uma senhora solicitou a um desconhecido a indicação da localização de um túmulo. Ele a levou num local sem a presença de outras pessoas e roubou a sua bolsa com dinheiro e documentos.