Fruto da parceria entre o Governo de Presidente Prudente e Aiesec (Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales), a Coordenadoria da Juventude , que fica no Centro de Artes e Esportes Unificados “Professor Samoel Brondi” recebeu nesta manhã (22/12) a estudante turca de Administração e Negócios da Binghamton University, no Estado de Nova Iorque, Busra Karaaslan, 22 anos. Na oportunidade, esteve presente também o gerente de intercâmbios sociais, Davi Aquino.

“Entre todas as cidades tive Prudente e Londrina como escolhas. Assim, como o projeto aqui era muito mais sério e útil para eu melhorar a mim mesma, escolhi esta cidade e decidi ajudá-la com a preparação do projeto que envolve as minhas experiências internacionais passadas e, ao mesmo tempo, ver novos lugares, aprender uma nova cultura e como a economia funciona aqui. Portanto, estou muito feliz por ter a chance de trabalhar em uma parte importante deste projeto e por atender os agradáveis povo brasileiro em Prudente”, revela Busra.

Pela primeira vez no Brasil, a jovem estudante Busra escolheu Prudente para desenvolver seu projeto por identificar-se com a ação desenvolvida no município pela Coordenadoria da Juventude. “Como estudante, tanto na Universidade de Binghamton, EUA, quando na Universidade Técnica do Oriente Médio, Turquia, sempre fui educada a pensar globalmente e fazer o que faço em uma perspectiva global. Assim, além de ser educada em dois países diferentes, pensei que iria ajudar a Aiesec se envolver em um projeto importante em qualquer país que eu gostaria de ir”, conta Busra.

A iniciativa dela consiste em levantar os projetos e programas executados em prol dos jovens prudentinos ao longo dos últimos anos, montar um portfólio e encaminhá-lo para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que possui desde 1995 o programa BID Juventude que foca oportunidades participação e liderança, serviço comunitário como instrumento de desenvolvimento e acesso à tecnologia da informação e do empreendedorismo social como gerador de negócios ou de emprego.

Diante disso, Busra diz que pelo fato de o Brasil ser um dos membros do BRIC, ela acredita que o país seja uma boa oportunidade para ver uma nova cultura, economia em desenvolvimento e obter uma perspectiva totalmente diferente dos meios de sua vida social e da vida empresarial para suas ações futuras como empreendedora.

“É sem dúvida uma grande oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas aqui e, quem sabe, criar um canal de diálogo com uma instituição que apoia e financia projetos voltados aos jovens. Vamos encaminhar também todo material produzido pelos eventos da Conferência e do Fórum Municipal da Juventude, bem como do mapeamento juvenil que tem norteado as políticas públicas de juventude na cidade”, expõe Juliano Borges, coordenador da Juventude.

O intercâmbio de Busra terá a duração de aproximadamente quatro semanas. Serão mais de 60 horas de trabalho voluntário e ao final será produzido um relatório do projeto desenvolvido pela estudante. Para o gerente de intercâmbios sociais “é um oportunidade de agregar novos valores e conhecimento a formação acadêmica e, ao mesmo tempo, ajudar de alguma forma a buscar parceiros para avançar ainda mais com as políticas de juventude no município”.

Aiesec – é uma organização sem fins lucrativos gerida por jovens e que desenvolve liderança responsável e empreendedora por meio de intercâmbios realizados em parceria com organizações, instituições e negócios ao redor do mundo, nos mais de 120 países e territórios onde está presente. Além de receber intercambiados, a Aiesec também encaminha universitários para outros países. Mais informações sobre a entidade podem ser obtidas no site: www.aiesec.org.br ou no facebook AIESEC em Presidente Prudente.