Terapia, fonte de renda, maneira de integração com demais pessoas, bem como uma oportunidade para se expressar e descobrir aptidões, além de desenvolver habilidades manuais e a criatividade. Esses são alguns benefícios ocasionados pelo artesanato, trabalho esse desenvolvido na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Guanabara. Na unidade, o grupo é composto por 10 mulheres. Lá, segundo a agente comunitária de saúde, Roseli Blaia, são várias opções, como pintura, crochê de toalhas e tapetes, montagens de reciclados, entre outras.

“Essa é uma maneira delas se sentirem útil e lucrar para poder ajudar na renda familiar. Embora o grupo conte com dez mulheres, queremos que mais pessoas participem. Aqueles que tiverem interesse podem procurar pela unidade para conhecer o trabalho desenvolvido e ver o que podemos oferecer e o respaldo que esperamos”, diz.

De acordo com Roseli, o grupo de artesanato desenvolvido na ESF do Jardim Guanabara é uma maneira das mulheres se distraírem, haja vista que muitas querem sair de casa e não têm onde passear. “No grupo elas conversam, vivem com outras pessoas fora da família, entram na sociedade de forma diferente. Além disso, estamos acabando também com muitas depressões. Hoje a maioria tem a depressão porque os filhos casam e se sentem sozinhas, por alguma outra doença, enfim. Elas trabalham em casa, vêm ao curso, se encontram em outros dias, marcam café entre em elas, o que tiram da rotina e faz bem a saúde delas”, conclui.

Serviço – Aqueles que tiverem interesse em participar do grupo de artesanato, basta ir a ESF do Jardim Guanabara, que fica na Rua José Divino de Araujo, 67, Jardim Guanabara. Mais informações através do número 3905-3180.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação