Com a proximidade do Dia das Mães, o Cemitério Municipal São João Batista de Presidente Prudente recebe tradicionalmente todos os anos milhares de visitantes, que prestam suas homenagens póstumas aos entes queridos sepultados no local. Com a celebração do Dia das Mães agendada para o segundo domingo de maio, dia 11. As homenagens devem ser concentradas entre sábado e domingo, dias 10 e 11 de maio, quando são aguardados entre 6 e 8 mil visitantes, no Cemitério São João Batista. Já no Cemitério Campal são aguardadas cerca de 3 mil pessoas. O horário de funcionamento de ambos é das 7h às 18h.

Como de praxe, o Cemitério Municipal São João Batista, estabelece o cronograma para execução de pequenas obras nos túmulos e capelas. Neste ano, as obras deverão ser feitas somente até dia 7 de maio (quarta-feira). Já os serviços de limpeza dos túmulos serão permitidos até o dia 10 de maio (sábado). Segundo o gerente-administrativo, Carlos Alberto de Lima, os prazos são estabelecidos em respeito aos visitantes, já que as reformas geram sujeiras e transtornos durante as visitas, que são marcadas por momento de homenagens e orações.

Conforme o gerente-administrativo da necrópole, atualmente 38 obras estão em andamento no local. Deste total, pelo menos 17 são de grande porte, que foram iniciadas até o dia 5 de março, como a construção de jazigos, capelas e mausoléus. As obras em andamento devem ser finalizadas até o prazo máximo que é dia 7 de maio.

Do dia 7 ao dia 10 de maio serão permitidos apenas serviços de limpeza, polimento do bronze e fixação de placas nas sepulturas. O gerente-administrador orienta que as obras de grande porte sejam iniciadas somente após o Dia das Mães, por não haver tempo hábil para a conclusão das obras na necrópole. Segundo ele, a construção de uma capela, por exemplo, é executada no prazo médio de 30 a 40 dias.

Conforme o gerente-administrativo do Cemitério São João Batista, as pequenas obras e melhorias já estão liberadas para serem executadas no local. “São serviços como troca de revestimento em cerâmica e pintura de sepultura, poderão ser feitos até o dia 7 de maio”. O gerente-administrador lembra “que a execução dos serviços serão permitidas apenas nos dias úteis. E reforça que a contar de hoje até o prazo final são apenas 10 dias úteis para executar os serviços”

Em relação, a movimentação de visitantes que é aguardada para o Dia das Mães, o gerente-administrador adianta que os munícipes serão orientados em relação aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue. “Os munícipes serão instruídos a depositar areia nos vasos de flores, que serão colocados em cima das sepulturas, para evitar o acúmulo de água”, explica.

A administração do Cemitério Municipal João São Batista realiza o recadastramento do total de sepultados no local. O sistema já registra 52 mil cadastros. A previsão é que ao término do recadastramento sejam registrados cerca de 80 mil sepultados.

“Ao longo da atual administração municipal, a população vem sendo orientada sobre a manutenção das sepulturas em datas importantes como Dia dos Pais, Dia das Mães e Finados, que recebem milhares de visitantes”, explica o gerente-administrador. Segundo ele, “os munícipes já assimilaram o cronograma e aderiram ao costume de adiantar os serviços, para não tumultuar em datas de maior número de visitantes”, finaliza Lima.

Cemitério Campal – antigo Parque da Paz

Em relação ao Cemitério Municipal Campal (antigo Parque da Paz), que foi municipalizado em maio de 2013, a principal recomendação é que as homenagens sejam feitas com uso de flores naturais, que devem ser colocados em cima da placa de identificação da sepultura. No local, a queima de velas é autorizada apenas no velário. No cemitério Campal estão sepultadas 1.999 pessoas. Entre os dias 10 e 11 de maio do Dia das Mães são aguardados cerca de 3 mil visitantes. O horário de visitação é das 7h às 18h.