A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) informa que a 16ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (Gripe) terá início em Presidente Prudente na próxima quarta-feira (23/04). A coordenadora do órgão, Vânia Maria Alves Silva, informa que motivo de começar um dia depois é que as vacinas só chegarão no município na terça-feira (22), e partir de então serão distribuídas para as unidades de saúde. “As doses chegaram no Estado no final da tarde de ontem [16]. Então, pela logística [já que são 559 quilômetros de distância], não teríamos como começar na terça, já que precisamos distribuir para as unidades. Por isso iniciaremos na quarta”, explica.

A campanha, que terá início na quarta, seguirá até 9 de maio. Em Prudente, 50.229 integram os grupos prioritários. No de idosos são 28.570 munícipes; no de comorbidades são 7.774; no de crianças de dois a quatro anos, 11 meses e 29 dias, são 7.447; enquanto que no de seis meses a dois anos são 3.879. Já no de gestantes são 1.940; e no de puérperas, que são mulheres que tiverem bebê até 45 dias, são 319.

Segundo Vânia, o preconizado pelo Ministério da Saúde é o de sempre, ou seja, que 80% dos integrantes de cada grupo seja vacinado. Ela lembra que também que é necessário que os munícipes levem a carteira de vacinação. “É importante que todos que integram os grupos tomem a vacina. A dose é feita de vírus inativado, ela não causa gripe. O que pode acontecer, é que como ela demora até 14 dias para formar os anticorpos no organismo, é a pessoa já estar gripando e coincidir de ficar gripada após tomar a vacina. A importância em tomar também é que ela evita infecções, como pneumonia, diminui o número de internações e até mesmo de óbitos”, conclui.