O Governo de Presidente Prudente, através do Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), é representado nesta sexta-feira (28/11) de encontros que objetivam apresentar novos projetos de educação para o trânsito e proporcionar troca de experiências bem sucedidas.

O evento, que teve início ontem (27) já com participação da Semav, tem como representante o pedagogo da pasta, Renato Gouvea. Na oportunidade, o representante prudentino foi recebido na Universidade Federal do Paraná (UFPR) pela doutora Alessandra Sant'Anna Bianchi, coordenadora do Grupo de Pesquisa Trânsito e Transporte Sustentável no Programa de Pós-Graduação da universidade.

Durante o encontro, foi apresentado a Gouvea o Projeto ‘Ciranda do Trânsito’ e subsídios para os trabalhos relacionados a temática trânsito em sala de aula. O pedagogo recebeu ainda da UFPR uma mídia digital denominada ‘Trânsito, Cidadania e Educação: as experiências do Projeto Ciranda do Trânsito’. Já o representante prudentino entregou para análise e estudos uma unidade do ‘Dominó Educativo de Trânsito’, lançado recentemente em Prudente bem como outros materiais pedagógicos utilizados pela Semav. “É imensurável a contribuição que a comunidade científica nos proporciona”, enfatiza.

Já na Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) de Curitiba, a pedagoga da pasta municipal, Giliane Dias Posselt, apresentou os projetos e instalações da Escola Pública de Trânsito ao pedagogo prudentino com destaque para os projetos ‘Via Calma’ e a ‘Cartilha Vó Gertrudes’, produzida pelas secretarias municipais de Trânsito e Educação. O material é trabalhado em sala de aula com mais de 36 mil crianças dos 4º e 5º anos de toda a Rede Municipal. O objetivo é promover ações educativas, preventivas e transformadoras para uma convivência no trânsito de modo responsável e seguro, visando à cidadania no trânsito e a diminuição dos acidentes. A Cartilha ‘Vó Gertrudes em Trânsito Moderno’ apresenta aos alunos e pais orientações para a prevenção de acidentes. O material parte do princípio de que o trânsito está presente no dia-a-dia da população em todas as faixas etárias e em todas as fases do seu desenvolvimento.

Segundo Gouvea, esses momentos visam aprimorar o trabalho de Presidente Prudente buscando uma educação para o trânsito cada vez mais eficiente. “Afinal, a maior lei do trânsito é a educação”, conclui.

Foto: 01 8860 Renato Gouvea e a Doutora Alessandra Sant'Anna Bianchi da UFPR

Foto: 02: 8868 SETRAN – Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba a pedagoga da pasta municipal Giliane Dias Posselt e o pedagogo da SEMAV Renato Gouvea.