Agentes de fiscalização da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e policiais militares da 5ª Cia e do 18º Batalhão de Polícia Militar realizaram uma operação conjunta com o intuito de averiguar a situação dos mototaxistas e das respectivas agências de mototáxi de Presidente Prudente.

Durante a operação, duas agências foram lacradas e obrigadas a fechar as portas em virtude de diversas irregularidades encontradas. Os estabelecimentos foram autuados por estarem em desacordo com a Lei nº 6035/2003, que regulamenta o serviço de mototáxi no âmbito municipal.

Além das agências, mototaxistas também foram notificados por estarem trabalhando sem o credenciamento. Conforme secretário da Semav, Oswaldo de Oliveira Bosquet a fiscalização é essencial e visa verificar possíveis irregularidades em agências de mototáxi e nos mototaxistas, inibindo, principalmente, o trabalho clandestino que coloca em risco a vida e a segurança da população.

O diretor do Departamento de Educação no Trânsito da Semav, Mauro de Mattos orienta que o usuário ao utilizar os serviços de mototáxi, após o dia 31 de março, deve verificar se o profissional possui a credencial expedida pela Secretaria de Assuntos Viários na cor amarela.

“Até essa data o profissional pode utilizar a credencial antiga na cor rosa. O documento deve estar visível na frente do colete refletivo obrigatório ao mototaxista. A moto deve ter a placa na cor vermelha, sendo também obrigatório o número do cadastro e o nome da agência nos dois capacetes e nos dois lados do tanque de combustível da moto. Caso contrário, o munícipe utilizará um transporte clandestino, visto que aquele profissional não tem a devida autorização para executar esse tipo de transporte”, complementa Mattos.

No caso de irregularidades, o cidadão pode formalizar uma denúncia anônima através do número 156 disque denúncia, na Semav, no número 3908-7011 ou na Sedepp, através do 3918-4200.