Mais uma vez Presidente Prudente ganha notoriedade em cenário Nacional. Isso porque, em pesquisa realizada pela Revista Exame, o município aparece como o 78º melhor do Brasil para se investir em imóveis. Em relação ao Estado de São Paulo, a cidade é classificada como a 30ª melhor.

De acordo com a publicação, para obtenção do resultado da pesquisa foram levados em consideração: pontuação no ranking (P2I-Lead); potencial para investir em imóveis de alto, médio e baixo padrão; déficit habitacional; e quantidade média de salários mínimos da população. Pela ordem, Prudente obteve 0,503 de pontuação, foi classificada como ótima nos três potenciais, teve 33,54% de déficit habitacional e uma média de seis salários mínimos da população.

“Em comum, as 100 cidades com maior nota no P2i-Lead possuem características como renda per capita elevada, população com alto nível de instrução e de vínculo empregatício, um número considerável de empresas atuantes, déficit imobiliário elevado, entre outros”, consta na reportagem.

Segundo a Revista Exame, “o ranking mostra os lugares que devem despontar no cenário imobiliário brasileiro nos próximos meses e anos, sem se reduzir a observar as regiões que já chegaram ao auge, mas que amanhã talvez não sejam mais a bola da vez”.

Conforme o periódico, a pesquisa foi realizada pela Prospecta Inteligência Imobiliária e divulgada com exclusividade à Exame.com. O estudo foi promovido apenas em municípios brasileiros com menos de 1 milhão de habitantes, ou seja, “a Prospecta analisou 94% das cidades brasileiras para chegar às conclusões do P2i-Lead”.

No site da revista consta ainda que “para mostrar quais são as cidades com maior potencial, a consultoria desenvolveu um indicador que analisa a atratividade dos municípios a partir do cruzamento de uma série de variáveis”. “O estudo é inovador na medida em que utiliza dados de demanda para observar as oportunidades de investimento, em vez de focar na oferta, como é a praxe na maioria das análises imobiliárias”, expõe.

Aparece ainda na publicação que “as cidades mais populosas não foram incluídas no ranking justamente porque o indicador visa destacar as regiões que estão com crescimento latente, além de apresentar uma nota sobre a cidade, que define em qual posição ela está no ranking, o indicador também mostra o potencial da cidade para investimentos em imóveis de alto, médio e baixo padrão”.

Pesquisa – O estudo completo foi publicado no site da Revista Exame e pode ser conferido aqui. Já a lista completa das 100 cidades pode ser vista aqui.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação