A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulga, nesta segunda-feira (30/03), mais 35 casos de dengue em Presidente Prudente. Com isso, a cidade agora contabiliza 191 registros positivos da doença. O órgão informa ainda que há mais de 790 notificações e que outros mais de 190 exames aguardam resultados no Instituto Adolpho Lutz.

Do total de catalogações informadas hoje, os jardins Eldorado e Itapura I registraram três cada. Já nas vilas Euclides e Geni, nos jardins Bongiovani e Paulista, no Parque Alexandrina e na Cohab foram confirmados dois em cada. Já os demais bairros foram apenas um. São eles: Angélica, Bela Dária, Bosque, Centro, Colina, Damha I, Eneida, Esperança, Estoril, Everest, Humberto Salvador, João Paulo II, Paulista, Rio 400, Sabará, Shiraiwa e Vila Nova.

Traçando um comparativo mês a mês com o ano anterior, a VEM se mostra preocupada com a atual situação da dengue em Prudente. Em janeiro de 2014 foram 12 registros positivos, enquanto que neste ano foram 17. Já em fevereiro o crescimento foi mais alarmante. São nove casos no ano anterior, contra 54 no mesmo período de 2015. Outro mês preocupante é março. Em 2014 foram 26 catalogações. Já neste ano, faltando apenas um dia para encerrar o mês, são 120.

“A ação tem que ser feita neste momento, amanhã pode ser tarde. Como sempre falamos, não podemos deixar o Aedes [Aegypti – vetor da dengue] nascer. Além das ações de rotina que seguem em Prudente, como BCC [Bloqueio de Controle de Criadouros] e nebulização, estamos percorrendo todas as secretarias municipais com a ação ’10 minutos com Aedes’. A intenção é conscientizar e pedir ajuda da população no geral, independente de onde trabalha ou da classe social, pois se olharmos o quadro de casos veremos que a doença está acometendo munícipes da cidade toda”, conclui Elaine Bertacco, educadora de Saúde da VEM.