Após a visita aos equipamentos públicos de saúde nesta quarta-feira (08/04), a comitiva formada pelas autoridades municipais seguiu para o Balneário da Amizade. No local, o titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp), Rodnei Rena, o Nei Rena, informou que a obra está praticamente pronta, haja vista que a inauguração já está marcada para as 9h do dia 1º de maio. Disse também que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) concedeu o serviço de água no espaço e que a Energisa fará a concessão de energia ainda nesta semana para que sejam feitos os testes na iluminação.

“Faltam alguns acabamentos na ciclovia e depois pintura geral para entrega. Em cerca de 20 dias a equipe finaliza o cercamento do equipamento público”, disse, lembrando que a ideia de cercar o Balneário da Amizade surgiu de uma reunião entre o Governo Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Marinha. “Os órgãos de segurança afirmaram que desta maneira fica até melhor para terem controle”, expôs.

O secretário lembrou ainda que o Balneário da Amizade será destinado apenas para os banhistas, que jet ski e barcos não serão permitidos. “Somente caiaque será liberado. A preocupação é com motores, até mesmo para que ninguém seja ferido dentro da água. Além disso, uma pequena parte será destinada à pesca”, frisou.

Segundo Rena, as lanchonetes estão fase de licitação e a intenção é que os comerciantes que ocuparem o espaço sejam responsáveis pela limpeza dos banheiros públicos instalados no local. Além disso, ele informou que o comércio, bem como o Balneário da Amizade, será aberto de quarta-feira a domingo, sempre das 7h às 21h. “Ou seja, as segundas e terças-feiras serão destinadas para manutenção do espaço. O funcionamento poderá ser alterado caso haja feriado as segundas ou terças”, ressaltou.

Ainda no Balneário da Amizade, o secretário de Obras lembrou que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) será a pasta responsável pela manutenção do espaço e que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) ficará responsável pela parte de controle e fiscalização do comércio.

Além do secretário, a comitiva foi formada pelo vice-prefeito Marcos Vinha, pelo assessor para Assuntos Especiais, Reinaldo Ruas, pelo controlador orçamentário da Secretaria de Saúde, João Barbosa Ferreira, bem como pelos vereadores Adilson Silgueiro, Demerson Dias, Elza Alves Pereira, Ênio Perrone, Ivan Junior Lima Barboza, Izaque Silva, José Carlos Roberto, José Geraldo de Souza, Manoel Aparecido de Mendonça, Natanael Gonzaga e Valmir da Silva Pinto, entre outros assessores parlamentares e funcionários da Câmara.

Revitalização – Como já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, a primeira etapa de urbanização do Balneário foi orçada em R$ 3.999.188,80 e envolveu a construção de diversos equipamentos públicos, benfeitorias e espaços para a prática de esportes e lazer, banheiros, limpeza e urbanização em geral do local. O projeto de infraestrutura contempla o espaço com quiosques, seis campos de futebol, recuperação da infraestrutura do local, reforço na iluminação pública, faixas de areia, dentre outras melhorias.

A recuperação do Balneário da Amizade conta ainda com a segunda etapa que será executada Secretaria do Meio Ambiente e está orçada em R$ 183.290,00.

A obra, em sua totalidade, é acompanhada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e a execução da empreitada é de responsabilidade da Prudesan Engenharia e Comércio Ltda, empresa vencedora de licitação. A reforma completa do Balneário da Amizade, orçada em aproximadamente R$ 4,2 milhões, é viabilizada com recursos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), conforme acordo firmado com o Governo de Prudente no contrato de renovação com estatal.