A Fundação Mirim, entidade conveniada a Prefeitura de Presidente Prudente, realizou a formatura da primeira turma de 2011 do curso ‘Educação para o trabalho’. Os diplomas foram entregues a 62 adolescentes, entre 15 e 16 anos, que ingressaram na entidade em janeiro deste ano. De acordo com o diretor da Fundação, o ex-mirim Edgar dos Santos Costa, a grande maioria desta turma já está no mercado de trabalho. “Para os jovens, a conclusão desse curso é um passo para o primeiro emprego”, ressalta. A solenidade e a entrega dos certificados ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (13/04) na sede da entidade.

A cerimônia foi marcada por homenagens prestadas aos ex-mirins que hoje atuam como professores voluntários, aos pais dos alunos, aos próprios jovens, e aos funcionários que se empenham para o funcionamento da entidade. Na ocasião, o segundo vice-presidente, o secretário municipal Laércio Alcântara, enfatizou a importância do trabalho realizado pela Fundação em beneficio dos jovens de Prudente. “A Fundação Mirim completa este ano 51 anos de trabalho prestado. Hoje esses adolescentes estão recebendo apoio e tendo uma oportunidade, daqui uns anos, eles estarão ajudando outros adolescentes”.

Estiveram presentes no evento representantes de empresas parceiras, autoridades municipais e familiares dos formandos. Entre os representantes municipais, o ex-mirim e atual assessor para assuntos relacionados à juventude, Juliano Borges; o chefe de gabinete, Feiz Abbud e o secretário municipal de Administração Alberico Bezerra de Lima, que na ocasião também representou o prefeito Tupã.

Atualmente a entidade atende mais de 600 jovens, segundo a assistente social e coordenadora da turma, Camila Fonseca Macedo, a parceria com a administração municipal que foi fortalecida com o empenho do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) através do programa Jovem Aprendiz, é muito importante para os adolescentes. “Apenas dessa turma temos quatro alunos atuando na prefeitura”, ressalta.

De acordo com o secretário de Administração, o trabalho da entidade é muito valorizado pela prefeitura. “Logo no início da atual gestão, o prefeito Tupã determinou que fosse aberto um espaço para os adolescentes, e em março de 2009 ocorreu o retorno dos jovens aprendizes para a administração pública. Além da Fundação Mirim também temos convênio com outras duas instituições. Atualmente, 75 jovens aprendizes atuam na prefeitura, isso é uma satisfação para o poder público”, destaca.

A empresa homenageada pelo exemplo na contratação dos mirins foi a Maxilit materiais de construção. Após a formatura os mirins participaram de uma confraternização com os familiares, na ocasião foi servido um almoço especial preparado pela equipe da entidade.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO