A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo (ACSPMESP) estuda a viabilidade de implantar uma sede regional em Presidente Prudente, bem como a possibilidade de idealizar um conjunto habitacional destinado a policiais militares ativos, inativos e pensionistas, que moram em Prudente e região, mas que ainda não possuem moradia própria. Ambas as pretensões foram trazidas ao conhecimento do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) na tarde desta sexta-feira (13/04), por representantes que integram as executivas estadual e regional da entidade.

Entre eles, participaram da reunião no Gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal o presidente estadual da associação, cabo PM Wilson de Oliveira Morais, o presidente da regional de Araçatuba e que responde também pela de Prudente, Claudino Aparecido Coelho, o diretor das regionais da executiva estadual João Neto, além do coordenador de projetos pedagógicos da associação regional, Osvaldo Correia. O chefe de Gabinete da Prefeitura, Feiz Abbud, assim como o secretário municipal de Administração, Alberico de Bezerra Lima, também participaram.

Na ocasião, o grupo expôs ao chefe do Executivo que a área pretendida para tal tem 60 mil metros quadrados e fica onde hoje é a Associação Desportiva da Polícia Militar (ADPM), no Jardim Itapura I. “Diante disso, o que o prefeito nos propôs? Que façamos um levantamento por completo daquela área, mas que primeiramente conversemos com o presidente da ADPM para checarmos sobre a viabilidade daquela área receber o conjunto e nossa sede regional”, explicou o presidente estadual.

De acordo com Morais, atualmente já existem cerca de 4.700 unidades habitacionais construídas no Estado por meio de parcerias que envolvem além da associação, prefeituras e a Caixa Econômica Federal (CEF). “Na prática, todas as unidades são construídas através do projeto Minha Casa Minha Vida. Hoje, além de São Paulo, temos unidades construídas em conjuntos voltados para policiais militares nas cidades de Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Marília, Botucatu, Sorocaba, São José do Rio Preto, entre outras”, revela.

Ainda de acordo com o cabo PM, somente em Prudente o projeto pretendido prevê a construção de pelo menos 400 unidades habitacionais. “A ideia é tirá-lo do papel e viabilizá-lo ainda neste ano”, garante, lembrando que atualmente a associação conta com aproximadamente 63 mil associados, que vão de soldados a coronéis. “Toda essa quantidade representa quase 70% dos policiais militares que integram todo o efetivo da PM no Estado”, conclui.