Foi finalizado nesta sexta-feira (17/10), no Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação (Ceforppe) de Presidente Prudente, o ‘Reordenamento do Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes de 0 a 18 anos’. Aproximadamente 40 pessoas participaram dos três dias da ação, sendo representantes das duas entidades prudentinas que têm o Serviço de Acolhimento, sendo o Lar dos Meninos e o Lar Santa Filomena, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Ministério Público, Poder Judiciário e das secretarias municipais de Educação e Saúde.

Segundo conta a diretora do Departamento de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social, Maria Helena Veiga Silvestre, a ação contou com participação da coordenadora do Programa de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), Mariza Tardelli. “Ela nos ajudou a fazer o reordenamento do Serviço de Acolhimento, já que a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente os municípios vêm construindo uma nova lógica na metodologia de atendimento deste público”, pontua.

A nova metodologia citada por Maria Helena, conforme ela mesma explica, aponta que o Serviço de Acolhimento deve sair da lógica de grandes orfanatos e começar a trabalhar em pequenos grupos de no máximo 20 integrantes, além também de não ser permitida a separação de irmãos.

“Além disso, existe uma modalidade chamada Família Acolhedora, que funciona a partir de um cadastro que a família faz na entidade e tem todo um critério para serem escolhidas como famílias acolhedoras. A partir de então, os acolhidos podem permanecer na casa dessas famílias, que será como extensão do abrigo. Em Prudente, quem desenvolve hoje esse serviço é o Lar dos Meninos”, explica.

A diretora da Assistência Social diz que o Serviço de Acolhimento esta passando por reordenação em todo Brasil. “Isso vem para dizer de forma única que todos os serviços no país estarão unificados. Prudente passou por essa capacitação e elaboração do Plano de Reordenamento”, conta.

Sobre o plano elaborado por Prudente, ela informa que todo material produzido ficou com Mariza Tardelli que organizará as informações perante a realidade de Prudente. A partir de agora, Maria Helena revela que o município tem até 30 de outubro para apresentar o plano ao Conselho de Assistência Social que ficará encarregado de aprova-lo ou não, bem como fazer ressalvas. Na sequência, caso aprovado, o mesmo será encaminhado para Secretaria do Estado e, depois de validado, enviado ao Ministério do Desenvolvimento Social, que é um dos financiadores do plano.

“Foram três dias de muito trabalho e troca de experiência entre todos participantes. Todo tema debatido foi orientado através do guia de 2009, cujas orientações técnicas descrevem como tem que ser cada serviço e cada unidade de acolhimento nos municípios. Quem ganhará muito com isso são as crianças, adolescentes e as famílias”, conclui.