Com objetivo de garantir cada vez mais fluidez, trafegabilidade e segurança aos motoristas de Presidente Prudente bem como aos pedestres, a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) realiza constantes estudos nas vias do município, inclusive para mudança de sentido das mesmas. Em relação a alterar a direção das ruas, a pasta informa que até o momento o procedimento foi realizado em oito.

As vias citadas, conforme a Semav, são ao entorno da Santa Casa de Misericórdia, sendo elas: Arthur Marrafão, Antenor Gonçalves, Donato Armelin e José Theodoro, sendo todas na Vila Euclides. Além delas, têm também Antonio Lopes de Azevedo, na Vila Marcondes; Cassemiro Boscoli, no Jardim Icaray, nas proximidades do Hospital Iamada; um trecho da Rua dos Paulistas, na Vila Geni; e a Plínio Dias Junqueira, na Vila Santa Helena.

Segundo explica o titular da Semav, Oswaldo de Oliveira Bosquet, a Donato Armelin era uma via de sentido duplo que passou a ser único, interligando a Vila Euclides ao Jardim Bongiovani. Devido a mudança desta, ele conta que a José Theodoro, que é a segunda paralela a Coronel José Soares Marcondes, teve o sentido invertido, ou seja, agora o tráfego só é permitido da Saudade a Álvares Machado, já que a Arthur Marrafão também foi invertida e agora o fluxo segue da Álvares Machado a Venceslau Brás.

“O transporte público passou a fazer esse itinerário, ele vem pela Álvares Machado e sobe a Arthur Marrafão, que é uma via que comporta um automóvel deste tamanho. Antes ele subia pela Rua Indiana, que é uma via pequena e não comportava mais um veículo deste porte”, pontua, informando que a Antenor Gonçalves, também na Vila Euclides, que antes era mão dupla passou para única. “Assim sendo, em dias de missa da Igreja Nossa Senhora de Fátima o trânsito flui normalmente e garantimos ainda mais a segurança dos pedestres”, diz, afirmando que a Vila Euclides foi totalmente reestruturada.

Na Vila Marcondes, na Rua Antonio Lopes de Azevedo, atrás da Igreja Nossa Senhora Aparecida, Bosquet explica que apenas um pequeno trecho era de mão dupla e agora é sentido único. “Havia um triplo conflito, pois em três sentidos era possível fazer o cruzamento nesta via. Para evitar este conflito ela passou a ser apenas de um sentido [centro/bairro]. Essa alteração foi possível porque a próxima via, que é a Sargento Firmino Leão, faz a interligação do bairro ao centro. Essa mudança foi apenas mais uma que só nos rendeu elogios”, destaca.

Na Cassemiro Boscoli, no Jardim Icaray, o secretário da Semav lembra que era permitido o tráfego de veículos em ambos sentidos, o que hoje não é mais possível. “Devido ao acúmulo de veículos estacionados o trânsito na rua era prejudicado, por isso transformamos em mão única”, relata.

A Rua dos Paulistas, na Vila Geni, passou de sentido único para duplo, interligando o bairro ao Jardim Eldorado. “Hoje os motoristas não precisam mais andar cerca de 300 metros para acessar o logradouro”, explica. A Plínio Dias Junqueira, na Vila Santa Helena, foi outra via que passou a ser mão dupla. “Essa modificamos para que seja possível fazer um retorno, porque antes os motoristas também tinham que percorrer um trecho extenso apenas para efetuar este retorno”, frisa.

O titular da Semav diz ainda que há estudos nos jardins Paulista e Estoril, bem como nas ruas João Gonçalves Foz e Celestino Figueiredo para readequação de vias. Conforme explica, o estudo é feito em algumas etapas. “Primeiro analisamos a via e fazemos a contagem de fluxo. Decidindo pela mudança, colocamos faixa por 15 dias para avisar a população que o local terá o sentido alterado. No caso de mudarmos de mão dupla para única colocamos a faixa no sentido contrário, de modo como que quem trafegar de maneira errada veja o informativo e atente-se. Além disso, colocamos ainda fiscalização orientadora, também por 15 dias”, conclui.