A Secretaria Municipal de Saúde finalizou hoje a Semana Municipal de Nutrição e Vida Saudável, alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado ontem (16).

A Semana foi organizada pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF)/ Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar.

As equipes das ESF (Guanabara, Alvorada, São Pedro, Belo Horizonte, Morada do Sol, Floresta do Sul, Montalvão, Primavera, Humberto Salvador e Jardim Regina) percorreram as 18 escolas do Programa Saúde na Escola (PSE) apresentando uma peça teatral aos alunos do ensino fundamental e infantil com enredo que aborda a importância de se manter uma alimentação saudável. Enquanto isso, as nutricionistas da Coordenação de Alimentação Escolar promoveram palestras aos pais e alunos nas mesmas escolas.

Nas Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) foram realizadas orientações nutricionais, palestras e entrega de panfletos aos usuários com o enfoque da promoção da alimentação saudável para prevenção de doenças crônicas.

Conforme a nutricionista do Nasf e Coordenadora das Ações de Alimentação e Nutrição, Juliana Santiago Santos, o objetivo das ações foi cumprido. “Os alunos se envolveram bastante nas apresentações teatrais, foi grande a receptividade, sobretudo no momento da apresentação da paródia com a música Prepara da cantora Anitta. Foi ótimo o trabalho em equipe, já que a organização, criação da música, fantasias e os próprios atores do teatro foram os funcionários da ESF, agentes de saúde, dentistas, auxiliares de dentista, auxiliares de enfermagem e os profissionais da ESF, assim como o NASF”, finaliza.