Foi lançado na manhã desta quarta-feira (04/03), o projeto “Bombeiro Educador” na escola Carlos Castilho Cabral. Parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e a Seduc, o programa existe nas grandes cidades do Estado de São Paulo e chega a Presidente Prudente.

A corporação de Bombeiros dispõe de uma profissional treinada para atuar nas escolas, Cabo PM Ana Lucia do Nascimento Santos, do 14° Grupamento do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a instrutora, objetivo é instrumentalizar e sensibilizar os alunos para a necessidade da prevenção de acidentes e orientá-los a multiplicar o conhecimento aos seus familiares e amigos. “Queremos formar agentes multiplicadores no sentido de que a população em geral compreenda melhor o trabalho de nossos agentes bem como forneçam informações com ais precisão no momento de chamar o 193”, pontua.

O público alvo da ação é formado por alunos dos 4° e 5° anos das escolas municipais Castilho Cabral e João Franco de Godoy (Navio).

O trabalho será desenvolvido toda semana nas salas de aula, desenvolvendo assuntos como: primeiros socorros, acidentes no lar, prevenção e combate a incêndio, entre outros, por duas horas aproximadamente. “As aulas serão dialogadas, com jogos, montagem de materiais, entre outras atividades. Contará também com uma cartilha específica do projeto, na qual cada aluno receberá uma unidade”, explica Ana.

Ao final do trabalho será feito um fechamento e as crianças receberão um certificado de participação. A escola receberá um boneco, que é um cachorro, mascote do programa.