A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em conjunto com as Secretarias Estaduais: da Casa Militar, Segurança Pública e Meio Ambiente promove a Oficina Regional de Redução de Riscos, voltada aos municípios afetados com o período de estiagem. O trabalho foi iniciado nesta última quarta-feira (23/04) no auditório da Uniesp em Presidente Venceslau. Na oportunidade os agentes de Defesa Civil da Comdec de Presidente Prudente, Renato Gouvea e Thaís Fernanda receberam orientações referentes a temas relevantes como política estadual de proteção e defesa civil, operação corta fogo (monitorar focos de incêndios florestais), combate a incêndios em coberturas vegetais, orientações de como criar um plano preventivo para estiagem (PPDC), fiscalização de queimadas e incêndios florestais e exemplos de boas práticas em unidades de conservação e ações de defesa civil.

A capacitação continua nesta quinta-feira (24/04) o treinamento dos Agentes de Defesa Civil será realizado pelo Corpo de Bombeiros que formará os brigadistas para atuação junto a Comdec dos municípios. Com o objetivo de participar da capacitação o chefe de gabinete Feiz Abbud convocou os brigadistas da Comdec de Presidente Prudente, formado por servidores da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil estarão aptos para receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndio e demais equipamentos para atuação em situações de risco.