A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Presidente Prudente prestou contas à população na manhã desta sexta-feira (30/01). Durante o ato, o secretário da pasta Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade revelou que a Prefeitura encerrou 2014 com investimentos que superam os 15% obrigatórios previstos na Constituição Federal e chegam a 23,98%. Em cifras, a quantia investida chega aos R$ 72.379.299,16. Do montante aplicado à saúde, R$ 71.182.623,86 são de recursos próprios, já a diferença também investida em ações e serviços da pasta, que é de R$ 1.196.675,30, são provenientes de arrecadação da Vigilância Sanitária.

Conforme demonstrativo entregue durante a Audiência Pública, a diferença no percentual aplicado, que é de 8,98%, representa uma aplicação de R$ 27.100.626,43 a mais do que por lei a Prefeitura seria obrigada a investir em saúde. “O investimento é superior ao obrigatório pelo fato de a gestão do prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello] ter vontade política e interesse em investir em saúde. E os investimentos resultam na melhora na qualidade do atendimento à população e nas premiações que tivemos recentemente”, disse, referindo-se ao fato de Prudente ser a Melhor do Estado em Saúde Bucal e a quarta melhor do país, bem como as equipes de Atenção Básica e Saúde Bucal figurarem entre as 15% melhores do Brasil.

Referente ao terceiro e último quadrimestre de 2014, conforme consta no demonstrativo, a Secretaria de Saúde pontua como principais investimentos a reforma do prédio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Marcondes, cujas obras tiveram recursos dos governos Estadual, Federal e Municipal; compra de computadores e impressoras para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s); construção das ESF’s dos jardins Maracanã e Leonor com recursos do Governo Federal; construção da ESF do Residencial Bela Vista com verbas dos governos Federal e Municipal; construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) do Ana Jacinta e da Zona Norte – ambas ainda em processo de construção –; bem como a reforma e ampliação das ESF’s de Floresta do Sul e do Jardim Regina, cujas benfeitorias foram possíveis através de recursos dos governos Federal e Municipal.

Ainda durante a audiência o secretário respondeu questionamentos feitos pelos vereadores presentes. Entre eles, Andrade foi questionado sobre os registros de casos de dengue, que em 2013 foram alarmantes com mais de 3.730 confirmações e em 2014 foram apenas 216. “O trabalho é difícil e pesado, mas o normal de casos de dengue em um ano todo chega a 300 registros. 2013 foi um ano atípico pela entrada do tipo 4 da doença, agora voltamos a normalidade. Além disso, a redução dos casos pode ser atribuída ao fato de os munícipes estarem em contato com o vírus e terem adquirido imunidade sobre o mesmo”, explicou, garantindo que os serviços continuam os mesmos.

Além do secretário e vereadores, responsáveis por órgãos ligados a Secretaria de Saúde também participaram da Audiência Pública que foi realizada no Plenário Doutor Francisco Lopes Gonçalves Correa da Câmara e que cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000).