A Coordenadoria Municipal da Juventude, em parceria com a Faculdade de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), realizou nesta terça-feira (02/09) mais uma edição do projeto “E agora José? Orientação Vocacional e Profissional”. O projeto consiste na orientação do estudante, de modo a auxiliá-lo na escolha de uma profissão.

A ação, que ocorreu no Campus II contemplou jovens da Casa do Pequeno Trabalhador e da Fundação Mirim. Ao todo, cerca de 80 jovens participaram de workshops de orientação e informação vocacional, além de atividades coletivas com dinâmicas, desenvolvidas por acadêmicos de psicologia.

De acordo com o coordenador de Juventude, Juliano Borges, o projeto tem como objetivo esclarecer e direcionar os jovens estudantes, que geralmente estão cheios de dúvidas em relação à escolha da profissão. “A ação possibilita uma reflexão sobre o futuro profissional desses jovens que ao ingressar no ensino superior terão que escolher, qual rumo seguir”, explica.

Durante as atividades, a equipes da faculdade ajudam os estudantes a identificarem interesses profissionais por meio do teste vocacional. Nos workshops, por exemplo, os alunos têm a oportunidade de conhecer as características de algumas profissões que talvez possam interessá-los.

A próxima etapa ocorre no dia 16, com os alunos das escolas estaduais Miguel Omar Barreto e Anna Antônio. Além do agendamento, o município oferece o transporte gratuito dos alunos até o Campus II da Unoeste. Para solicitar o apoio, é necessário que a escola possua grêmio estudantil em atividade.