A solenidade de formatura dos alunos do “Programa Bombeiro da Escola” será realizado amanhã (06) às 9h e às 13:30h, no Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação em Presidente Prudente, Profª Maria do Carmo Ferreira Paula (Ceforppe). O programa é uma parceria do 14º Grupamento de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

O 14º grupamento de bombeiros de Presidente Prudente desenvolveu um Programa Educacional que visa prevenir acidentes com crianças e se consolidou através do Programa Bombeiros na Escola, já existente, e desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, através das propostas oferecidas, a equipe do 14º Grupamento de Bombeiros.

O programa consiste em uma ação conjunta entre o bombeiro, devidamente capacitado, diretores, professores, pais, alunos e comunidade, no sentido evitar possíveis acidentes.

A princípio, foi desenvolvido como um projeto piloto, tendo se iniciado em 25 de fevereiro, envolvendo as Escolas Municipais: “Dr. João Franco de Godoy”, no Jardim Paulista e “Deputado Carlos Castilho Cabral”, no Jardim Regina.

Durante as aulas, com duração de duas horas, num total de cinco encontros, as crianças foram orientadas sobre as prevenções de acidentes no lar e em outras áreas de riscos.

As aulas foram ministradas de forma lúdica, com tratamento específico de temas como: quedas, afogamento, fraturas, hemorragias entre outros e também como acionar o serviço de emergência 193.

O projeto em questão culminou com a visita pedagógica ao Quartel do Corpo de Bombeiros, onde as crianças puderam sanar suas dúvidas e conhecer um pouco mais sobre a rotina dos bombeiros dentro do seu local de trabalho.

Nesta data (06), são finalizadas atividades com as escolas participantes, momento em que será entregue o mascote do corpo de bombeiros, representado pelo cachorro Dálmata, simbolizando um selo de credenciamento.

No período da manhã, participam os alunos das escolas Francisca de Almeida Góes Brandão, Ivo Garrido e Ocyr Azevedo. À tarde é a vez das escolas Rosy Odetty e Maria do Socorro. (Por João Victor Guirado)