As equipes treinadas pelo Ministério da Saúde estão em Presidente Prudente nesta terça-feira (15/04) pra dar continuidade ao trabalho de avaliação da qualidade do atendimento realizado pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Presidente Prudente. A ação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde teve início nesta última segunda-feira (14/04) e será concluída hoje com finalização das avaliações de qualidade feitas em 15 ESFs de Prudente. Dentre as unidades visitadas na manhã desta terça-feira, estão as ESF dos bairros São Pedro e Belo Horizonte.

Conforme coordenadora das ESFs de Prudente, Gisele Mariotini Orrigo, a visita consiste numa avaliação em relação aos padrões de qualidade preconizados pelo Ministério da Saúde. “Os avaliadores analisam todo o processo de trabalho, acompanham os atendimentos, além de verificar os prontuários de saúde, toda a parte estrutural da ESF, os insumos, medicamentos e material de trabalho, dentre outros itens”, explica a coordenadora. Os avaliadores também conversam com os usuários do serviço de saúde.

De acordo com a coordenadora, Presidente já está entre as cidades certificadas com a nota máxima do programa de qualidade. O reconhecimento do trabalho ocorreu em setembro de 2012, pela qualidade no atendimento e o cumprimento de todas as exigências do Ministério da Saúde. Por conta disso, Prudente recebe anualmente o recurso de R$ 1,5 milhões, que são destinados às 15 ESFs do município. A coordenadora revela que o objetivo principal do município é de manter a qualidade do serviço, para continuar recebendo o benefício.

“Desde a última avaliação realizada em 2012 Prudente avançou na área da saúde”, revela a coordenadora.“Conseguimos adaptar quatro unidades, que estavam em prédio alugado e que ganharam sede própria, são as ESFs dos bairros: Primavera, Cambuci, São Pedro e distrito de Eneida”, enumera a coordenadora. As unidades ganharam sala de vacinação, odontologia, dentre outros espaços. “Desde a última avaliação também informatizamos todas as unidades, equipamos com ar-condicionado, aparelhamos com eletrocardiograma e oximetria de pulso”, detalha a gerente da unidade.

Para a gerente da ESF São Pedro, que acompanhou a avaliação, o trabalho é importante para o município que eleva a cada ano a qualidade do atendimento. Segundo ela, na ESF do São Pedro, assim como nas demais unidades, os avaliadores verificaram itens como prontuários dos pacientes, funcionamento dos equipamentos médicos, além disso, acompanharam o processo de trabalho, desde o atendimento, consultas, agendamentos, curativos, entre outros.

No período da manhã, além da ESF do Jardim São Pedro, também foram visitadas unidades dos seguintes bairros: Jardim Regina, Jardim Cambuci, Humberto Salvador (equipes 1 e 2), Jardim Guanabara. Já no período da tarde, as equipes estiveram concentradas na ESF do Jardim Belo Horizonte.

Ao todo 13 avaliadores realizam a avaliação de qualidade do atendimento na área da saúde. A equipe veio de Marília e foi treinada pelo Ministério da Saúde para realizar a pesquisa. As notas devem ser divulgadas em até 30 dias de acordo com os parâmetros fornecidos pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação