O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente já atende uma das duas normas previstas no TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado com o Ministério Público. É que o órgão, ligado a Secretaria Municipal de Saúde, agora tem um espaço no site oficial da Prefeitura (www.presidenteprudente.sp.gov.br) que informa o telefone, bem como os dias e horários de funcionamento do serviço de denúncia para busca e apreensão de animais vivos de grande porte.

Conforme consta no link: http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/unidades/sms_zoonoses_procedimentos.xhtml, o telefone para denúncia é o 3905-4220 e o serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h. “O horário limite para denúncia é às 16h para que tenhamos tempo hábil, caso possível, para buscar o animal até ás 17h, que é o horário de funcionamento do CCZ. Entretanto, se houver muita demanda, daremos prioridade aos casos que tenham riscos de acidentes, uma vez que, segundo consta no TAC, temos até 48h para buscar o animal”, explica Célio Nereu Soares, médico veterinário responsável pelo CCZ.

Ele lembra que o órgão está adiantado em relação ao cumprimento das normas do TAC, haja vista que o mesmo foi assinado dia 13 deste mês e o CCZ tinha como data limite até 13 de novembro para cumprir a primeira norma. A segunda, que refere-se ao funcionamento efetivo da busca e apreensão de animais de grande porte, sendo equinos e bovinos, tem que ser cumprida até 13 de dezembro. “O caminhão já está na rua, mas neste período [até a data limite para cumprimento da segunda norma] estamos fazendo adequações e corrigindo algumas falhas. Até a data do acordo o serviço de busca e apreensão estará funcionando completamente”, expõe.