Cerca de 370 alunos, entre 0 e 6 anos, de Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão utilizarão os materiais entregues

Euforia e alegria. Essas foram as duas sensações que ficaram visíveis no rosto de cada criança das escolas municipais Pioneiro Luiz Alves dos Santos, Carlos Alberto de Arruda Campos, Alberto Bernardes Sotelo e Pioneiro Ettore Marangoni, que pela ordem ficam localizadas nos distritos Ameliópolis, Eneida, Floresta Sul e Montalvão. Isso porque o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, acompanhado da titular da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e da diretora de Educação Infantil da pasta, Ondina Barbosa Gerbasi e Marcia Janial, respectivamente, entregou os brinquedos pedagógicos nas quatro unidades.

Segundo a diretora da escola de Ameliópolis, Lucia Vidal Marins da Silva, ao todo 40 crianças da unidade, que integram a Educação Infantil, utilizarão os brinquedos. “Só temos que agradecer ao prefeito. Os materiais são importantes para o desenvolvimento das crianças, pois são estímulos para o lado literário e imaginário delas”, destaca.

Na mesma linha de raciocínio, a diretora da unidade de Eneida, Vanessa Angelina Oliveira Silva, diz que, além disso, o fato de o chefe do Executivo ir pessoalmente realizar a entrega faz que a comunidade e as crianças fiquem mais próximas dele. “Por se tratar de crianças o brincar é essencial. Além destes estímulos, elas vão desenvolvendo também a coordenação motora, as emoções, enfim. Os brinquedos são de suma importância”, destaca, informando que mais de 90 alunos serão contemplados.

Já em Floresta do Sul, ao receberem os materiais as crianças fizeram um juramento afirmando que vão cuidar das peças. De acordo com a diretora, Mirella Vasconcelos Alves, os 120 alunos que serão contemplados são merecedores do material. “Percebemos a preocupação do Governo em enviar brinquedos de qualidade e em quantidade adequada. É através do brincar e da fantasia que a criança exterioriza sua realidade interior, libera sentimentos e expressa opiniões. Por isso só temos a agradecer ao prefeito”, enaltece.

Ao passar pela última escola, em Montalvão, a diretora Eugênia Aparecida Mauri Delli Colli, destacou que a orientadora pedagógica, Celiane Regina Lage, trabalha há 20 anos na Ettore Marangoni e disse que esta é a segunda vez que a unidade recebe brinquedos. “Entretanto, posso afirmar que só recebemos esses materiais nesta quantidade neste governo”, frisa, informando que cerca de 120 alunos serão contemplados.

Conforme a titular da Seduc, momentos como o de hoje são especiais para o Governo Municipal. “A alegria das crianças ao receber os brinquedos é o pagamento do nosso trabalho, que nem sempre é reconhecido, e ficamos felizes por isso. Nunca houve na história da educação em Prudente essa reposição dos brinquedos pedagógicos”, lembra.

Por fim, o chefe do Executivo diz que o trabalho, que é tão reconhecido pelos educadores, mostra que não existe distinção entre os bairros mais longínquos e os mais próximos do centro de Prudente. “Não sou educador, mas observo as palavras e a maneira como os professores e educadores se manifestam quando dizem que os brinquedos é uma das maneiras de educar e desenvolver as crianças. O leigo acha que é simplesmente para brincar, então ouvindo isso de um profissional da área vimos que estamos no caminho certo”, conclui.

Os brinquedos que foram entregues nas quatro escolas municipais dos distritos de Prudente são divididos em blocos específicos para berçário, maternal, pré-escola e brinquedoteca. A cifra investida equivale a R$ 296.032,39, cujo valor é proveniente de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).