Próxima etapa será vistoria nas residências para, posteriormente, famílias assinarem contrato definitivo da casa

“É o sonho da casa própria cada vez mais próximo”. O momento foi definido assim por Elza Maria Xisqui Barboza, de 73 anos, que foi a primeira munícipe a conhecer o endereço de sua nova moradia, que será na Rua Felícia de Almeida Santos. É que na manhã desta quinta-feira (23/10), no Parque de Uso Múltiplo, o Governo de Presidente Prudente e a Caixa Econômica Federal (CEF) realizaram o sorteio dos endereços entre as famílias contempladas com casas no Residencial Cremonezzi.

Na oportunidade, Elza Maria representou a neta, contemplada com a moradia após ser sorteada na categoria especial reservada para pessoas com deficiência. Ela conta que moram em três pessoas e que, atualmente, pagam R$ 400 de aluguel. A partir do momento em que se mudar para o novo endereço, ela diz que a renda poderá ser utilizada para outras benfeitorias. “Teremos maior tranquilidade em relação a despesa com aluguel. Estamos felizes com a realização deste sonho”, comemora.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan), Laércio Alcântara, a próxima etapa será a vistoria nas residências. “As famílias contempladas, agora já conhecendo seu endereço, vão com a construtora [MMF Construtora Ltda. – responsável pela construção das casas] verificar se está tudo certo. Caso não esteja, a construtora tem que consertar antes da entrega [programada para segunda quinzena de novembro]”, pontua.

Embora o Residencial Cremonezzi seja composto por 402 moradias, apenas 382 famílias conheceram o novo endereço nesta quinta. O secretário de Planejamento explica que as outras 20 contempladas ainda estão entregando documentação para CEF. “Por algum motivo, as vezes por falta de um documento, não foram aprovadas a tempo do sorteio dos endereços. Mas na próxima semana essas também já devem ter conhecimento do novo endereço”, informa.

Alcântara expõe ainda que em breve as famílias devem retornar ao Parque de Uso Múltiplo já para assinar o contrato definitivo com a CEF, bem como com a Caiuá, para energia, e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), para água e esgoto. Além disso, ele conta que no mesmo dia elas também receberão o cartão ‘Minha Casa Melhor’, que concede R$ 5 mil à família para aquisição de móveis da linha branca com melhores condições para pagamento.

Por fim, a superintendente CEF, Célia Marisa Molinari, lembra que as prestações das casas variam entre R$ 25 e R$ 80, dependendo da renda de cada família, divididas em um prazo de 10 anos. Assim como Laércio, ela reforça que a próxima etapa é a assinatura dos contratos e diz que em breve as famílias já estarão morando na casa própria.

Além das famílias contempladas, participaram do ato autoridades municipais, entre elas o vice-prefeito Marcos Vinha, vereadores, secretários municipais, funcionários da Caixa, entre outros.