Com objetivo de mostrar que pequenas atitudes por parte dos pedestres e a conscientização dos motoristas podem tornar o trânsito mais seguro, teve início em Presidente Prudente, nesta quinta-feira (18/09), a Semana Nacional de Trânsito, que no município tem como tema ‘Pedestre, você faz parte do trânsito, dê sinal de vida’. A abertura oficial da iniciativa foi realizada no Teatro de Arena da Praça 9 de Julho e contou com apresentações da Banda Regimental do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), teatro infantil do Serviço Social da Industria (Sesi) e de alunos da Oficina de Educação para o Trânsito do Programa Cidadescola.

Além das crianças, o ato reuniu autoridades municipais, como o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, vereador e presidente da Câmara, Valmir da Silva Pinto, titular da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), Oswaldo de Oliveira Bosquet, o Tenente Coronel Comandante do 18° Batalhão, Silvio César Silva de Almeida Saraiva, além de representantes dos parceiros da Semana Nacional de Trânsito em Prudente e os transeuntes do Calçadão da Avenida Tenente Nicolau Maffei.

Ao fazer uso da palavra, o chefe do Executivo disse que o Governo Municipal tem procurado cada vez mais oferecer melhores condições de trânsito aos prudentinos e aos visitantes da região. Entretanto, ele afirmou que nada adianta ofertar boa infraestrutura se a população não for conscientizada. “Através de somatória de esforços é que vamos melhorar os índices [de acidentes] e fazer o trânsito mais seguro”, ressaltou.

Ainda em sua fala, o prefeito destacou a participação assídua das crianças em ações de conscientização. “Em épocas passadas não tínhamos as oportunidades que os alunos têm hoje. Por isso temos que enaltecer o trabalho da Seduc [Secretaria de Educação], Semav e dos parceiros. Além disso, temos que agradecer as crianças, pois quando chegam em casa disseminam a informação aos pais, vizinhos, enfim”, enalteceu.

Já o titular da Semav lembrou que a Semana Nacional de Trânsito está prevista na Lei de N° 9.503 de 23 de setembro de 1997, a qual consta no Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que a iniciativa deve ser comemorada anualmente de 18 a 25 de setembro. “Assim, instituímos este tema em Prudente para mostrar que o pedestre tem que ser colocado em primeiro plano, mas mostrar que ele também tem responsabilidade no trânsito. Queremos que o pedestre, ao passar pela faixa, dê o sinal de vida [que é estender uma das mãos] para fazer com que os condutores respeitem”, expôs.

O presidente da Câmara afirmou que esta a semana será o momento em que todos deverão ouvir e falar sobre os cuidados que devem ter no trânsito, o que, segundo ele, é de fundamental importância. “Os motoristas têm que ter consciência que a faixa é do pedestre, mas o pedestre também tem que colaborar para termos um trânsito melhor”, disse.

O superintendente do Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), Antonio Rolnei da Silveira, afirmou que a preocupação do órgão é com o futuro, pois, segundo ele, o número de acidentes de trânsito com vítimas é grande. Até mesmo por isso, Silveira diz que o Detran tem intensificado todos os serviços.

Em sua vez, o Tenente Coronel Saraiva afirmou que é fundamental que a Polícia Militar possa desenvolver as atividades educativas juntamente com o Governo Municipal. “A PM já desenvolve durante o ano ações de fiscalização, de conscientização e educativas. Entretanto, durante a Semana Nacional de Trânsito intensificamos. Este ano a ênfase é no pedestre e temos que lembrar que antes de sermos motoristas somos pedestres. Em Prudente fazemos um bom trabalho com a Semav e, por ser a maior cidade da região, o que fazemos aqui reflete nos demais municípios”, conclui.

Programação – Como já divulgado pela Secretaria Municipal de Comunicação, em matéria publicada ontem (17) no site da Prefeitura (http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/noticias.xhtml?cod=28627), a Semana Nacional de Trânsito em Prudente segue até dia 29 deste mês.