Um forte som de impacto, freadas de pneus e sirene. A situação remete a um acidente de trânsito, certo?. Imagine então, após todos esses barulhos, ver um homem todo ensanguentado entre os carros acidentados. É de assustar, não? E foi essa sensação que os munícipes tiveram ao transitar por alguns trechos do Calçadão da Avenida Tenente Nicolau Maffei. É que a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) e o Corpo de Bombeiros realizaram, nesta segunda-feira (22/09), a simulação e dramatização de acidente de trânsito.

A ação, que visa conscientizar a população, integra a programação da Semana Nacional de Trânsito em Presidente Prudente, que no município tem como tema: Pedestre, você faz parte do trânsito, dê sinal de vida’.

Segundo o pedagogo do Departamento de Educação para o Trânsito da Semav, Renato Gouvêa, a ação prevê ainda incentivar a prática da sinalização aos motoristas no momento de atravessar a rua na faixa de pedestres. Diz, referindo-se ao ato de estender um dos braços e fazer o sinal de pare com a mão.

Além da Semav e do Corpo de Bombeiros, participou também da ação atores da Companhia de Teatro Vermelho, de Prudente. A Semana Nacional de Trânsito no município segue com programação até o dia 29 deste mês.

Como já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, ainda nesta segunda-feira (22), às 21h, na Câmara Municipal, o titular da Semav, Oswaldo Bosquet, será homenageado pela 16ª Legislatura. Já na terça-feira (23), às 15h30 e 16h30, terá Bliz Educativa com alunos no Sesi. No dia seguinte, quarta-feira (24), às 13h o Colégio Braga Mello recebe a Cidade Mirim. Neste mesmo dia, um pouco antes, às 9h, o Teatro Paulo Roberto Lisboa sedia apresentações do teatro infantil do Sesi e dos alunos do Programa de Educação Integral Cidadescola.

No dia 25, das 10h às 22h, os shoppings, supermercados e a região central de Prudente recebem a Campanha ‘Vagas Especiais’. Às 14h, do dia 26, tem apresentação de alunos do Cidadescola, da Oficina de Educação para o Trânsito, na Caravana Siga Bem Caminhoneiro, no Posto Rodotruck, na Avenida Joaquim Constantino. No último dia da Semana Nacional de Trânsito em Prudente, no dia 29, das 9h às 17h, o Prudenshopping recebe a Campanha ‘Orientação – Vagas Especiais de Idosos e Deficientes’.