Após divulgar o Índice Breteau (IB), que aponta que Presidente Prudente corre risco de surto de dengue, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirma, nesta sexta-feira (06/03), mais 11 casos positivos da doença no município. Do total, dois foram catalogados na Vila Geni, enquanto que os demais foram registrados nas vilas Lessa, Ramos de Freitas e Marina, e nos jardins Panorâmico, Brasília, Iguaçu, Bongiovani, Novo Bongiovani e Humberto Salvador.

Agora, com os novos casos, Prudente contabiliza 49 registros positivos da doença. Segundo informa a educadora de Saúde da VEM, Elaine Bertacco, outros 63 exames aguardam resultados no Instituto Adolpho Lutz (IAL) e há ainda 268 notificações.

A educadora de Saúde acredita que muitas pessoas tratam a dengue de forma banal e até mesmo como se fosse uma virose, por isso ainda há a incidência de casos e focos em diversos bairros. “Muitos munícipes sentem sintomas e não vão à unidade parar gerar a notificação. Precisamos que procurem por assistência médica para que possamos realizar nossos trabalhos com eficiência. Além da notificação, precisamos que o munícipe volte no sexto dia para colher a sorologia para finalizarmos as ações com a nebulização”, pontua.

Elaine conta ainda que quando há a notificação, os agentes vão até a residência realizar a busca ativa por novos casos. Desta maneira, ela diz que eles questionam os familiares a fim de identificar se os mesmos também estão com sintomas de dengue. “A Vigilância está fazendo seu trabalho. Mas é o que sempre falamos, precisamos da colaboração da população em todos os sentidos, seja na limpeza do quintal para eliminar focos e na procura por assistência médica, que é um bem que ela faz para ela mesma”, ressalta.

Como já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, com o IB, a Epidemiológica prevê a realização de ações diferenciadas em cada área da cidade de acordo com os recipientes mais encontrados em cada uma.