O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ cumpre agenda externa, nesta terça-feira (16/12), em São Paulo. Na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o chefe do Executivo de Presidente Prudente assinou o Termo de Adesão do Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (SIGOR). O documento foi assinado também pelo presidente e o vice-presidente da Cetesb, Otávio Okano e Nelson Bugalho, respectivamente. O ato foi acompanhado ainda pelo gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos da Cetesb, o coordenador do SIGOR João Luiz Potenza.

Segundo informações da Cetesb, o Termo de Adesão do SIGOR será assinado também pelo presidente do Sindicato da Construção Civil do Estado (SindusCon), José Romeu Ferraz Neto, e pelo secretário do Meio Ambiente, Rubens Naman Rizek Junior.

A iniciativa, a qual Prudente foi a primeira cidade a aderir, tem como objetivo monitorar parte da gestão dos resíduos sólidos desde a geração até a destinação final, incluindo transporte e destinações intermediárias, bem como auxiliar no gerenciamento das informações referentes aos fluxos de resíduos sólidos em São Paulo.

De acordo com a Secretaria Estadual, será disponibilizado para implantação gradual, nos munícipios do Estado de São Paulo, o SIGOR – Módulo Construção Civil, que compreende os resíduos provenientes da construção civil. Além disso, a pasta ressalta que Prudente está entre os nove primeiros municípios selecionados à adesão do SIGOR.

Conforme ofício encaminhado ao prefeito, a Prefeitura, ao utilizar o SIGOR, terá uma ferramenta que auxiliará na gestão de resíduos, possibilitando o acesso de informações de geradores, transportadores e áreas de destinação. Ainda segundo o documento, isso permitirá agilidade nos processos, auxiliando na fiscalização e coletando dados para elaboração de relatórios ao Sistema Declaratório, inventário de resíduos e outros instrumentos solicitados pelas Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos.