O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ participou, na manhã desta sexta-feira (17/04), da abertura do Workshop ‘Extensão Universitária, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Regional’. O evento, promovido pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), no Aruá Hotel, segue com extensa programação, e abordando diversos temas, até às 17h30.

Durante sua passagem pelo workshop, o chefe do Executivo disse se sentir honrado em participar do evento, uma vez que a Unesp é parceira da Administração Pública. “Temos vários convênios com a Unesp e isso tem refletido em resultados bons para Prefeitura. Penso que, principalmente em Prudente, temos produzido um trabalho de inovação tecnológica. A Prefeitura tem procurado ser parceira, temos aqui ações de tecnologia, como Mutirão do Lixo Eletrônico, implantamos a Lei de ISS de Software, enfim. Tudo tem refletido na geração de novos empregos. Temos uma capacidade muito grande de desenvolver a inovação tecnológica em Prudente”, destacou.

“A Prefeitura precisa, o município necessita de parceiros. Não vamos, por mais capacitados que sejam os funcionários, a lugar nenhum se não tivermos parceiros. Precisamos da ação, colaboração e parceria da Unesp, das demais universidades de Prudente, que são sempre presentes, e dos empresários”, emendou.

O titular da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Alessi, também presente no evento, salientou que mais uma vez o tema ligado à tecnologia está em pauta em Prudente. “A Prefeitura tem várias ações e se utiliza muito dos projetos de extensão das universidades. A Unesp é uma grande parceira e pelo menos 200 alunos já passaram pela Prefeitura nos últimos anos em ações ligadas a Coordenadoria da Juventude, Secretaria de Tecnologia, enfim. O trabalho de extensão que as universidades dispõem, fornecendo mão de obra qualificada, jovens motivados e que trazem para o dia a dia da Prefeitura, nos projetos de extensão, o conhecimento que é produzido nas universidades. O Mutirão do Lixo Eletrônico, por exemplo, é um dos grandes exemplos de um projeto extensionista, onde universitários atuam junto a sociedade”, enalteceu.

Alessi disse ainda que o tema motiva o Governo, já que, para ele, Prudente ‘respira’ tecnologia e inovação. “Temos várias ações neste sentido e ficamos felizes em saber que a Unesp, com toda sua expressão universitária e seu peso institucional, se utiliza da Prefeitura como grande parceira para seus eventos. Da mesma forma, a Prefeitura evidentemente precisando deste auxilio das universidades, também vê na Unesp uma grande parceira. Nesta parceria, de ganho mútuo, a grande beneficiada acaba sendo a sociedade”, completou.

Evento – Segundo informativo da Unesp, a iniciativa visa atualizar o conhecimento em áreas específicas do tema que é o desenvolvimento regional de Prudente. No evento, a pretensão é enfocar questões sobre a Extensão Tecnológica, Lei de Incentivo as Empresas pelo Governo Federal e Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, intercâmbio com entidades nacionais e internacionais, objetivando o desenvolvimento econômico e tecnológico das atividades industriais, comerciais e serviços, Logística Reserva – Resíduos Sólidos, Patentes e Certificações, Importância do Associativismo e Empreendedorismo para as áreas de Alimento, Construção Civil, Curtume, Equipamentos Eletroeletrônico, Usina, entre outras.