O Governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan) e Chefia de Gabinete, iniciou, nesta quinta-feira (16/04), no Centro Cultural Matarazzo, o treinamento prático e teórico sobre o ‘Novo Sistema de Gestão de Custos da Prefeitura’. O primeiro encontro referente à iniciativa contou com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, secretários municipais, bem como de funcionários que exercem cargos ligados à temática.

Ao apresentar o trabalho, o secretário da Seplan, Laércio Alcântara, disse que o Tribunal de Contas exigirá que as prefeituras adotem tal ferramenta. Diante disso, ele afirmou que a Prefeitura de Prudente se adianta a exigência. Revelou ainda que, integrando as ações, a Administração Pública prevê um Almoxarifado Central que deverá ser implantado ainda este ano na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp).

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Cadmo Lupércio Garcia, além de sair a frente das demais prefeituras, a Administração Público disporá de uma “ferramenta importantíssima para secretário e gestores na tomada de decisões”.

“A contabilidade de custos será uma ferramenta importante para os gestores públicos tomarem decisões. Como, por exemplo, numa economia em comparação a unidade básica de saúde: por que uma gasta mais que a outra? Quanto a uma distribuição de remédios, por que em uma unidade há mais que na outra? Por que uma escola gasta mais? Enfim. É uma forma do gestor tomar decisões na maneira de economizar ainda mais o dinheiro público”, pontua Garcia.

O consultor de custos da Mgcon Soluções, Matheus Gustavo Moraes, disse que o primeiro encontro é para apresentar a nova ferramenta que será implantada na Prefeitura, que serviço para gestão de custos, bem como para mensurar e entender melhor quais as locações das despesas da Administração Pública durante o exercício. “Para isso, apresentamos todos os custos do ano anterior e das potencialidades dessa ferramenta para administração das mesmas. A ferramenta não é um redutor de custos direto, mas é um objeto de trabalho que demonstrará onde estão os gargalos de gastos. Ou seja, tem condições de auxiliar a administração na identificação dos gastos e aplicar as atividades necessárias para redução”, explica.

Segundo Moraes, a ferramenta envolve custos de todas as unidades, escolas, materiais utilizados, entre outros. “Conseguimos ter uma matriz de custeio que dá poder para que a Prefeitura tome decisões sobre direcionadores de custos e melhorias de desempenho de indicadores da Prefeitura. Basicamente este é o conceito do trabalho”, frisa.

Questionado se Prudente sai à frente das demais prefeituras já se adiantando as futuras exigências do Tribunal de Contas, o consultor da Mgcon afirma que sim. “Na região, Prudente é pioneira. Existe um trabalho similar em Marília, mas que está bem atrás do que Prudente já tem de estrutura tecnológica, o que é bem avançada perto das outras cidades da região. Dentro do Estado de São Paulo ela [Prudente] é uma das poucas que tem essa metodologia sendo implantada”, complementa.

Por fim, o prefeito afirmou que a ferramenta é importante para administração de qualquer órgão. “Para que a ferramenta funcione precisamos de comprometimento. A Prefeitura de Prudente cada vez mais dá um passo a frente. Faltando 19 meses para acabar o mandato poderíamos pegar os R$ 3 milhões que serão usados para implantação do Almoxarifado, recapear um bairro e fazer política. Mas isso é comprometimento. Somos passageiros [disse referindo-se a cargos políticos], mas o comprometimento é com a cidade”, encerra.

O cronograma de ações seguirá ainda nesta quinta. A partir das 14h, no Campus I da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), haverá aula prática aos controladores e responsáveis pelos estoques e suprimentos. Amanhã (17), das 8h às 12h e das 14h às 17h, tem continuidade a aula prática no Campus I.