VEM informa ainda nebulização ambiental e divulga perímetro contemplado com serviço

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirma, nesta quarta-feira (15/04), mais 61 casos de dengue em Presidente Prudente. Com o montante, o município contabiliza 351 registros positivos da doença. O órgão informa também que outros 229 exames aguardam resultados e que há mais de 1.340 notificações, o que pode fazer com que o número de catalogações cresça consideravelmente.

Neste montante, o bairro com maior incidência de casos é o Parque Alexandrina, com 11. Na sequência aparece o Jardim Paulista, com sete moradores acometidos pela doença. No Jardim Bongiovani foram confirmados três casos, enquanto que nos logradouros como Ana Jacinta, Aviação, Barcelona, Cecap, Everest, Itapuã, Itapura I, Novo Bongiovani e Vila Nova, foram dois em cada.

Ainda nesta nova relação de casos, outros 22 bairros registraram munícipes acometidos com a doença. São eles: Brasília, Brasil Novo, Centro, Damha I, Dubus, Euclides, Formosa, Furquim, Girassóis, Itaipu, Maracanã, Maré Mansa, Mediterrâneo, Morada do Sol, Paulistano, Quinta das Flores, Rosas, Santana, Santa Tereza, Servantes, São Judas e Vale Verde.

A educadora de Saúde da VEM, Elaine Bertacco, ressalta, mais uma vez, que a doença não escolhe idade. Conforme ela, há casos confirmados em bebês de três e seis meses e também em um senhor de 90 anos. Ela diz ainda que, de acordo com os casos divulgados, é perceptível que a doença está espalhada em todo município. “Ou seja, o Aedes [Aegypti – vetor da dengue] não escolhe idade, bairro, nada. Onde tiver água parada ele vai se proliferar”, pontua, lembrando que, independente das ações desenvolvidas pela Vigilância e Sucen (Superintendência de Controle de Criadouros) o mais importante é a eliminação de criadouros.

Em comparação ao ano anterior, o número assusta as autoridades de saúde. Segundo dados da VEM, somente em março deste ano foram registrados 269 casos, o que é maior que todas as confirmações do ano passado, que teve 216 catalogações positivas. Já nos demais meses, os montantes são superiores aos de 2014. Em janeiro de 2015 foram 17, contra 12 no mesmo período do ano passado. Em fevereiro, são 54 registros neste ano, enquanto que em 2014 foram apenas nove. Em março a diferença é mais alarmante, são 269 contra 26 no ano passado. E, por fim, em abril, até agora são 11, enquanto que em 2014 foram 63.

Nebulização Ambiental – Paralelo aos casos, a VEM lembra que a Sucen dá continuidade na nebulização ambiental em Presidente Prudente. Diferente do que foi informado ontem (14) pela Epidemiológica, o trabalho, neste momento, não será realizado na Vila Roberto e no Jardim Califórnia, uma vez que os mesmos não integram o perímetro divulgado. Assim sendo, será promovido, nesta quarta (15) e quinta-feira (16), das 19h às 22h30, nas vilas Barbeiro, Formosa, Industrial, Iolanda e Pinheiro, bem como no Jardim Bela Dária e adjacências.

Para ter mais precisão, a VEM divulga o trajeto que será percorrido pelo veículo da Sucen. Será este: Joaquim Constantino, da Antônio Rodrigues à Coronel José Soares Marcondes; Coronel Marcondes, sendo o lado ímpar da Joaquim Constantino à Maestro Francisco Fortunato; Antônio Rodrigues, da Joaquim Constantino à Maestro Francisco Fortunato; Waldemar Siqueira; Pampulha; Alteroza; Avenida Brasil, da Joaquim Constantino à Maestro Francisco Fortunato; Dr. José Foz, da Joaquim Constantino à Maestro Francisco Fortunato; Daniel Martin, da Joaquim Constantino à Maestro Francisco Fortunato; Tulio Cechetti; Albert Sheitzer; Walter de Faria Motta; Marechal Cândido Rondon; Walt Disney; Santa Luzia; Marrey Junior, entre a Coronel Marcondes e Walter de Faria Motta; Campestre; Santa Maria; e na Alexandre Balbo, entre a Coronel Marcondes e Tulio Cechetti.

O trabalho será realizado ainda nos seguintes endereços: Travessa João Bittencourt; Luiz Antônio Pinheiro; Luiz Carlos Pimenta; Dr. Waldemar de Faria Motta; Ipiranga; Dario Machado de Campos; Antônio Martins Cuerda; Ângelo Nanci; Manoel Espinhosa, entre a Coronel Marcondes e Walter de Faria Motta; Mariana de Matos, entre a Coronel Marcondes e Walter de Faria Motta; Melvin Jones, entre a Coronel Marcondes e Walter de Faria Motta; Tenente José Domingues; José Leão Cavalcante; Esperanto; Ângelo Sumita; Antônio Kataoka; Travessa Antônio Kataoka; Tomizo Kawaguti; João Vicente de Mendonça Filho; e Sebastião de Paula Freitas.

Ainda no cronograma consta: Travessa Pacaembu; Arthur Villa Real; Avenida 11 de Maio, entre a Avenida Brasil e Coronel Marcondes; 14 de Setembro, entre a Brasil e Coronel Marcondes; Travessa Geraldo Nochete; Professor Kenjiro Nishi; Antônio Furtado de Miranda; Heitor Graça; Joaquim Roque da Silva; Nações Unidas; Avenida São Paulo; Travessa Particular; Pedro de Toledo, entre Heitor Graça e Maestro Francisco Fortunato; Castro Alves, entre Heitor Graça e Maestro Francisco Fortunato; Ângelo Calabreta; Santo Crepaldi; Domingos Vernille, entre a 14 de Setembro e Maestro Francisco Fortunato; Perfeito Brasil Folino, entre a 14 de Setembro e Maestro Francisco Fortunato; Rua dos Pardais; Alfredo Pimentel; Tambaú; Emílio Trevisan; e Maestro Francisco Fortunato, sendo o lado ímpar da via.