A finalização do Projeto Bombeiro Educador aconteceu na manhã desta terça-feira (14) na escola João Franco de Godoy (Navio) com a presença de autoridades, pais e alunos.

O Programa foi proposto para as crianças dos 4° e 5° anos das escolas municipais João Franco de Godoy (Navio) e Carlos Castilho Cabral. A Corporação de Bombeiros colocou a Cabo PM Ana Lucia à disposição para instrumentalizar e educar os alunos quanto a necessidade da prevenção de acidentes domésticos. O Bombeiro Educador já existe nas grandes cidades do estado de São Paulo e foi implantado em Prudente em 4 de março na escola Castilho Cabral.

Para a Secretária Municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, o programa deu resultados positivos. “Essa parceria entre o governo municipal e a entidade do Corpo de Bombeiros tem sido importante, pois foi possível aproximar a educação sobre acidentes às crianças”.

Durante a cerimônia foi entregue um reconhecimento para os alunos que se destacaram na redação sobre o que aprenderam no Programa Bombeiro Educador. Os alunos premiados foram a Fernanda Castilho de Souza, do 4° ano A, Guilherme Onishi, do 4° ano B, Camily Vitória Lima, do 4° ano C. Já na turma do 5° ano foram premiados os alunos Mateus Menosse da turma A, Rafaela de Oliveira da turma B e Letícia Falconi Nogueira da turma C.

Segundo o Capitão Orival, o projeto teve dez horas semanais, com duas horas diárias. Ele parabenizou as crianças pelas redações e diz que ficou feliz com o trabalho deles. “Espero que usem sempre essas informações para não deixar que acidentes aconteçam.”

Oswaldo Bosquet, Secretário de Assuntos Viários, afirmou que a educação não irá deixar de ser o principal meio de formar a cidadania. “A parceria entre professores e o Corpo de Bombeiros irá permitir que as crianças sejam jovens melhores. Os pais também têm participação, pois além de conscientizar as crianças, eles devem ouvi-las”.

A solenidade contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, do Comandante do 14° Grupamento de Bombeiros de Presidente Prudente, Tenente Coronel Elias Martins Viana, da Educadora de Saúde Pública, Selma Martin, do Capitão e Comandante do primeiro Subgrupamento de Bombeiros de Prudente, Orival Santana Júnior, do Secretário de Assuntos Viários (Semav), Oswaldo Bosquet, Cabo PM Ana Lucia do Nascimento Santos, a diretora da escola Navio, Celina do Nascimento Peratelli e outras autoridades militares.

Finalizando os trabalhos, os alunos fizeram a apresentação musical do ‘Rap da Cozinha’, música que fez parte do projeto de educação. (Colaboração João Victor Guirado)