Cinqueta alunos do 4° e 5° anos da Escola Municipal João Franco de Godoy, do Programa de Educação Integral Cidadescola fizeram na noite de ontem (22) o lançamento de 4 livros de contos, ato que integrou a programação noturna do 5º Salão do Livro. Os títulos lançados foram: ‘O cachorro feliz’, ‘O menino e a pipa’, ‘A princesa da noite’ e ‘O labirinto do medo’.

Os alunos fizeram a apresentação de um dos contos que escreveram em forma de teatro. A história escolhida foi ‘A princesa da noite’. Além disso, uma das alunas fez a leitura integral do conto ‘O menino e a pipa’.

A secretária municipal de Educação Ondina Barbosa Gerbasi, a diretora da unidade escolar Elenice Cacciatore e a professora comunitária Maria Carolina da Silva estiveram presentes no lançamento.

De acordo com a professora Andréia Aparecida Pereira de Araújo, a ação faz parte do projeto “Contos de Autoria”, que foi criado e desenvolvido dentro da oficina de Orientação de Estudos e Leitura do Cidadescola.“O objetivo principal é aprimorar o gosto pela leitura tornando os alunos escritores, através de incentivo à leitura, produção de textos e revisão dos mesmos. As ações desenvolvidas que foram: leituras de deleite, dos mais diferentes tipos de textos lidas pela professora e pelos próprios alunos. Após isso, foi feito um levantamento dos assuntos de interesse em comum e produziram textos em pequenos grupos”.

As melhores histórias foram escolhidas coletivamente, assim como o trabalho de revisão através do uso de mídias. Baseadas nos contos, as ilustrações foram produzidas por todos os alunos.

“Percebeu-se que com a realização desse projeto houve uma melhora na autoestima, confiança, criatividade e cooperação com o outro. Esperamos que com a divulgação dessa ação, outros alunos sintam-se motivados a realizarem trabalhos como este”,encerra a professora.