O Conselho Municipal de Assistência Social com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Presidente Prudente capacita cerca de 40 conselheiros dos conselhos da criança e assistência social acerca da atualização da documentação das entidades, que estão vinculadas aos conselhos municipais. A capacitação ocorre nesta quinta-feira (24/04) com orientações sobre a documentação necessária e visitas às entidades, que serão realizados a partir do mês de maio. A capacitação é ministrada pela conselheira de Assistência Social e Diretora do Departamento de Proteção Especial da SAS, Maria Helena Veiga Silvestre.

Conforme a diretora da SAS, o processo de recadastramento da documentação das entidades é feito anualmente. Neste ano, o trabalho teve início no dia 1° de abril e será concluído no dia 30 deste mês. O processo tem como objetivo a renovação dos certificados junto aos respectivos conselhos. “A partir da atualização da documentação e com a regularização dos registros, as entidades estão aptas a continuarem recebendo recursos públicos”, explica a diretora.

De acordo com a diretora da SAS, aproximadamente 32 entidades devem providenciar a atualização cadastral junto aos conselhos, para obter o certificado que tem a validade de dois anos. Já a atualização dos documentos deve ser feita anualmente para não perder o certificado. A diretora explica o processo de regularização inclui entrega da documentação, além de visitas às entidades e outros procedimentos técnicos.

Durante as visitas às entidades, os conselheiros observam o funcionamento da entidade, bem como o estado do prédio, salubridade, atendimento social, além de conferir a execução do Plano de Trabalho se confere com o estatuto de política da assistência social.

A capacitação ocorre nesta quinta-feira (24/04) das 9h às 11h30, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 983.