Para marcar o Dia Internacional do Farmacêutico em Presidente Prudente, neste sábado (20/09), a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), realiza a ação “Farmacêutico na Praça”. Será na Praça 9 de Julho das 9h às 12h. A campanha oferecerá gratuitamente à população orientação farmacêutica sobre uso correto de medicamentos, aferição de pressão arterial (hipertensão) e teste de glicemia capilar (diabetes) para os pacientes que estiverem em jejum.

Quem passar pelo local receberá ainda folders com orientação sobre os perigos da automedicação, forma correta de conservação de medicamentos e tipos de interações medicamentosas. Além disso, poderá também tirar dúvidas sobre como tomar os medicamentos, se com água, leite, em jejum ou durante as refeições.

Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Kátia Regina Sobires, todos os serviços oferecidos serão realizados por farmacêuticos voluntários e da Rede Pública de Saúde. “As pessoas também poderão levar receitas para que os profissionais esclareçam as dúvidas dos pacientes”, informa.

A ação ‘Farmacêutico na Praça’ tem como objetivo despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão arterial. Além disso, visa alertar que o farmacêutico é um profissional de saúde acessível, que pode ajudar nesse controle e que é direito do cidadão ser atendido por um farmacêutico.

Para Kátia, a ideia é mostrar à população que a orientação farmacêutica faz parte do tratamento. “O medicamento deve ser acompanhado de orientação do farmacêutico. Se ele for utilizado de forma errada vira um veneno. A informação é preciosa para aumentar a adesão e resolutividade do tratamento”, diz.