Na noite de ontem (1º/10), aconteceu a abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC 2015) no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Presidente Prudente (Ceforppe). Ao todo, foram inscritos 122 bolsistas do MEC. Além disso, o Seminário foi aberto também para profissionais da rede que tivessem interesse em participar.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica Sandra Barbosa, no primeiro ano do curso o foco foi na alfabetização, no segundo na matemática e esse ano o foco é interdisciplinar, ou seja, aborda questões como o currículo, inclusão, diversidade e todas as áreas de conhecimento. Esta é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) com o Ministério da Educação e organizado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", (Unesp).

O curso tem carga horária de 100 horas, distribuídas de ontem até o fim do ano. “Tem a parte teórica e orientadores de estudo vão organizar também questões práticas, conversando com os alunos, debatendo sobre o dia a dia do professor, para que os participantes do curso possam refletir e fazer o paralelo entre a teoria e o que acontece na sala de aula e rever seus conceitos melhorando sua prática”, explicou Barbosa.

O curso também foi aberto para gestores, porque é interessante que o gestor conheça os cursos que são oferecidos na rede municipal de educação, pra que possam acompanhar o processo de ensino e aprendizagem. Os inscritos pelo MEC são apenas os professores que lecionam em 1º, 2º e 3º ano. Ao todo, são 7 orientadores de estudo que foram capacitados pela Unesp e irão ministrar as aulas.

Para a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi que acompanhou a abertura do Seminário esta parceria é muito válida na formação dos profissionais da educação. “É muito importante que os educadores estejam preparados para essa tarefa que envolve a alfabetização na idade certa. O PNAIC vem colaborar com essa missão do professor alfabetizador que precisa ter conhecimento para desenvolver seu papel. Eu vejo esse curso como algo essencial, essa troca de informações é muito válida na formação do professor que posteriormente transfere seu conhecimento ao aluno”, completou.

(Por Annelisa Nunes)