O Governo de Presidente Prudente, através das secretarias municipais de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan) e Tecnologia da Informação (Setec), apresentou, nesta quarta-feira (29/07), o formulário do Plano Diretor, bem como o projeto para revisão do mesmo para empresários, lideranças e às principais entidades de classe da cidade.

De acordo com o secretário da Setec, Rogério Alessi, o formulário será disponibilizado no site oficial da Prefeitura, que é o www.presidenteprudente.sp.gov.br, no início de setembro. Assim, ele afirma que todos poderão fazer observações, bem como opinar, já que essa é a proposta para revisão do Plano Diretor. “Inicialmente existem três formulários. Um foi desenvolvido especialmente às entidades, um para produtores rurais e outro para população em geral. Todos poderão participar”, destaca.

Conforme o secretário da Seplan, Laércio Alcântara, a elaboração do Plano Diretor é determinação do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’. Segundo Alcântara, o documento consiste no planejamento estratégico da cidade para os próximos anos, ou seja, o que se espera de Prudente para os próximos cinco, dez anos.

“O Plano Diretor já é realidade de Prudente. Estamos fazendo a revisão do mesmo, uma vez que o objetivo é buscar junto com a comunidade o que ela quer e precisa, para que, assim, possamos deixar isso escrito em leis e em projetos para as próximas administrações. Além disso, a intenção é também atualizar todos os bancos de dados da Prefeitura em relação a IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano], bairros, postes de iluminação, enfim. Todo inventário que a Prefeitura tem transformado em políticas públicas”, explica.

É válido afirmar que através do Plano Diretor será possível, à Administração Pública, ter conhecimento exato das moradias existentes em Prudente, saber a necessidade das pessoas, como, por exemplo, em relação a creches, escolas, unidades de saúde, emprego, entre outras. “Isso tudo será inserido nas leis do Plano Diretor e será um instrumento de política pública, ou seja, um plano de governo para que a Prefeitura, independente do prefeito posterior ao Tupã, possa trabalhar atendendo os anseios da comunidade”, pontua Alcântara.

O secretário de Planejamento afirma ainda que este é um fato histórico em Prudente, já que a Prefeitura, em nenhuma outra gestão, nunca ouviu um volume tão grande pessoas de uma forma simplificada e fácil. “O Plano Diretor vem buscar isso e não só cumprir tabela, como uma audiência pública. O munícipe não terá que falar através de alguém, pois as entidades falarão a parte delas e as pessoas poderão dar a opinião delas. Assim, o que for cabível será utilizado e o que não for, ou não estiver dentro da lei do Plano Diretor, o prefeito passará às outras secretarias para as políticas públicas da Prefeitura”, conclui.