O Cerest/PP-Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Regional de Presidente Prudente - SP, realizará amanhã (22) a partir das 9h, no auditório do Sest/Senat de Presidente Prudente, o Seminário Regional - O Trabalho Rural e as Toxicidades: As LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e as implicações na audição e na voz.

O público alvo da ação é formado por profissionais da rede de serviços de saúde SUS fonoaudiólogos, fisioterapeutas, interlocutores em saúde do trabalhador, profissionais que atuam nos CEREST regionais e/ou estaduais, profissionais e estudantes da área de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física, Psicologia e Medicina, profissionais que atuam na área de saúde do trabalhador e/ou saúde ocupacional, portadores de LER/Dort e profissionais da voz (professores, radialistas, telefonistas, etc.) e outros interessados.

De acordo com a coordenadora do Cerest Presidente Prudente, Maria Aparecida Rodrigues, o objetivo do evento é debater sobre problemas, dificuldades e desafios em relação as LER/Dort, audição e distúrbios vocais relacionados ao trabalho e disseminar os conhecimentos sobre as implicações na saúde dos trabalhadores rurais expostos aos efeitos dos agrotóxicos, principalmente os efeitos na audição e na voz.

A programação do evento prevê exposição de banners da campanha regional realizada nos municípios da abrangência do Cerest. A partir das 9h30 será debatido o subtema 1:“A Saúde e o Trabalho Rural“ com o Dr. Koshiro Otani – Médico do Trabalho, Sanitarista, Pesquisador, Especialista em Saúde Pública, em Medicina do Trabalho, em Administração Hospitalar, em Epidemiologia Ocupacional e Saúde Ocupacional. Às 10h45 será a vez do subtema 2: "Acidentes do trabalho e doenças de trabalhadores rurais: demanda para as políticas de saúde", com o psicólogo Cassiano Ricardo Rumin, Mestre em Ciências Médicas-USP, Professor, orientador de estágios profissionalizantes em Psicologia nas áreas de Saúde do Trabalhador e Psicologia Social da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas).

No período da tarde, a partir das 14h, haverá mesa de debates com mediadores em várias áreas da saúde com o tema: “Saúde do Trabalhador Rural e Toxicidade: Relato de Experiências e Pesquisas”, com Maria Aparecida Rodrigues. O evento terá término por volta das 17 horas.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação