Presidente Prudente recebeu nesta segunda-feira (1°/06), o evento ‘ Gabinete Itinerante do Turismo Paulista’, com a presença do titular da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto Lucena, no Observatório Municipal ‘Anwar Damha’, no Parque Ecológico Cidade da Criança.

Os deputados estaduais Ed Thomas e Mauro Bragato e mais de 100 lideranças regionais da atividade turística estiveram presentes no evento.

Coube ao prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ dar as boas vindas aos participantes dizendo que após o encontro aguarda ter boas notícias. “Vejo o turismo como boa fonte de receita para os municípios, Prudente foi inserida recentemente como candidata a 140 municípios com interesse turístico. Espero que o Governo continue esse trabalho porque estamos inclusive num local onde é fomentado o Turismo, (Cidade da Criança), recentemente entregamos o Balneário da Amizade, que também fomenta o turismo, então esperamos que o governo olhe para a nossa região como uma região com potencial turístico”.

O secretário Roberto Lucena afirmou que duas vezes ao mês a sua equipe vai ao encontro das lideranças do setor em todo o Estado para a partir das demandas de cada um seja formada uma agenda que alavanque a atividade turística na região. “Essa é uma região com potencial turístico enorme e com necessidade de um desenvolvimento econômico. Esse encontro é muito, até mesmo para melhorar a representatividade dos Conselhos Municipais de Turismo com o objetivo de fazer uma agenda comum. Precisamos mapear regionalmente esses potenciais e fazer um planejamento conjunto e buscar recursos e o suporte que precisamos para o desenvolvimento regional”.

Para o secretário municipal de turismo, Carlos Casagrande, a pasta deve trocar ideias com o secretário para o setor turístico se desenvolva cada vez mais. “Com relação à Cidade da Criança, Recinto de Exposições há uma série de mudanças que gostaríamos de fazer e tudo isso depende de verba. Então, apresentamos hoje ao Secretário Lucena um trabalho nesse aspecto, visando um planejamento de trabalho para que ele analise e nos atenda o mais rápido possível”.

Em seguida, Lucena atendeu as lideranças individualmente para analisar e discutir as demandas e os projetos já desenvolvidos ou em vias de aprimoramento.

Nova Lei

A lei complementar 32/2012 sancionada recentemente pelo governo do Estado institui 140 municípios de interesse turístico e 70 estâncias. Todas as cidades do Estado, excetos as estâncias já existentes, podem concorrer ao título, desde que preencham alguns critérios que serão revertidos em pontos para as cidades, como serviço médico emergencial, ter um Conselho Municipal de Turismo em atividade, plano municipal de turismo, serviços: de hospedagem, de alimentação, transporte e informação, plano municipal de turismo, receptivos turísticos, dentre demais critérios técnicos.