A última audiência pública da semana aconteceu na noite de sexta-feira (29/05) no Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (Ceforppe). Duas metas foram apresentadas, a 15 que se refere a formação de professores e a 16 sobre a formação continuada e da pós-graduação dos professores.

Para o bom andamento das audiências, duas palavras foram utilizadas: destaque e sugestão. A primeira quer dizer que há dúvida, ou seja, toda vez que algum presente não entende alguma estratégia usa esse recurso para que o apresentador da meta lhe esclareça o que não compreendeu. Já a sugestão era escrita em um papel entregue antes do começo da audiência e em seguida colocado em uma urna para que a equipe técnica analise posteriormente.

Para mediar a audiência esteve presente o avaliador técnico do MEC (Ministério da Educação) Edimar Batista de Oliveira. Segundo ele, as contribuições dos presentes foram bastante válidas.

Em março de 2003, foi aprovada a Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana nas escolas. Durante a apresentação das metas, essa questão foi colocada em discussão. Para Oliveira, é muito importante que essa lei seja cumprida, “Coloco destaque também no que diz respeito a cultura africana. As metas foram pertinentes e as estratégias também. É possível cumpri-las”, completou. (Por Annelisa Nunes)